Tweet
Fotografia
Ilha Anchieta (Ubatuba, SP)
A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo (828 hectares) e um dos principais atrativos turísticos do município de Ubatuba. Protegida com a criação do Parque Estadual da Ilha Anchieta, apresenta aos visitantes um grande espetáculo da natureza.
Para quem não tem embarcação própria, o acesso pode ser feito através de passeio de escuna que saem da Enseada e do píer do Saco da Ribeira, ou alugando um barco com tripulação. É possível realizar atividades de ecoturismo como trilha e mergulho, descansar nas sete praias de águas cristalinas ou à sombra da Mata Atlântica, ou mesmo conhecer as ruínas do antigo presídio local, conhecido por ter recebido presos políticos da ditadura Vargas na década de 30.
Histórico - Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, conta com 102 praias e 16 ilhas. Os índios Tupinambá foram os primeiros habitantes da região. Excelentes canoeiros, dominavam o arco e flecha e viviam em paz com os índios do planalto até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios com o intuito de colonização. Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig. O povoado, formando em 1554, foi elevado à Vila em 28 de Outubro de 1637, passando a se chamar Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, tendo como fundador Jordão Albernaz Homem da Costa, nobre português das Ilhas dos Açores.
A abertura dos portos a partir de 1808 beneficiou diretamente a então Vila de Ubatuba, que foi elevada a categoria de cidade em 1855 e em 1872 elevada à comarca, juntamente com São José dos Campos. Após a Revolução Constitucionalista de 1932, com melhorias realizadas na Rodovia Oswaldo Cruz (Ubatuba-Taubaté), a cidade passou a contar com uma ligação permanente com o Vale do Paraíba, possibilitando um novo setor de desenvolvimento econômico: o Turismo. E no início da década de 50, com a abertura da SP55, Ubatuba-Caraguatatuba, intensificou-se o turismo e a especulação imobiliária. Por fim, em 1967, Ubatuba é elevada a categoria de Estância Balneária e culmina com a abertura da Rodovia Rio-Santos em 1975, quando o turismo se torna a maior fonte de renda do município.
Fonte: Viva Ubatuba / Site de Turismo da Cidade de Ubatuba
Autor da Msg
Abraham Lincoln (1809 - 1865)

Lincoln era autodidata, perdeu seu pai com oito anos de idade, e a mãe com dez, o que o levou a ter uma infância de muito trabalho e dificuldades. Casou-se com Mary Todd e teve quatro filhos, mas apenas um viveu até a idade adulta. Em 1858, perdeu a corrida para o Senado, mas conquistou reputação nacional, o que lhe valeria a nomeação republicana para a corrida presidencial em 1860.
E o verdadeiro destaque de sua biografia viria logo após sua posse: a maneira como conduziu o conflito com os Estados Confederados do Sul, naquilo que ficou conhecida como a Guerra Civil Norte-Americana. Seu mérito foi unir as diferentes correntes políticas do Norte, conter os avanços militares dos estados do Sul e abolir a escravidão. Lincoln percebeu a necessidade de preservar a unidade política do país, evitando uma divisão em duas nações, o que resultaria na falência do sistema democrático norte-americano. Em 1 de Janeiro de 1863 emitiu a Proclamação da Emancipação, que declarava livres os escravos, sendo reeleito em 1864 graças ao triunfo militar na guerra.
Numa sexta-feira, 14 de abril de 1865, foi assassinado no Teatro Ford, em Washington, por John Wilkes Booth, um ator simpático à causa dos Estados Confederados. Pouco após sua morte, Abraham Lincoln já era reconhecido como um dos mais importantes presidentes dos Estados Unidos, aclamado pela capacidade de liderança num dos momentos mais difíceis da história de seu país.
Comentários
Postar um comentário