Msg de Clarice Lispector / Fotografia: Praia da Justa (Ubatuba, SP)

Mais um dia à beira mar. Neste registro fotográfico: Praia da Justa, na cidade de Ubatuba, litoral Norte de São Paulo


Twitter

Fotografia
Praia da Justa (Ubatuba, SP)

          Por não haver acesso direto de carro, nem quiosques ou comércio local, a Praia da Justa é pouco visitada, tem cerca de 200 metros de extensão de mar calmo, areia fina, costeira rochosa e rodeada pela Mata Atlântica. Ótima opção para banhistas, praticantes de snorkeling, stand up paddling (SUP), canoa, caiaque e pesca, conta com vários pontos de sombra, algumas casas de pescadores, além de dispor de água doce no canto direito, através de um córrego que deságua no mar. O acesso é feito por uma trilha pelas pedras, que sai da ponta direita (de quem olha para o mar) da Praia de Ubatumirim. Quando a maré está baixa, é possível ir andando pela areia. Em frente à praia, bem próxima da costeira, está localizada uma ilhota chamada Ilha das Pombas.

          Histórico - O município de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, conta com 102 praias e 16 ilhas. Os índios Tupinambá foram os primeiros habitantes da região. Excelentes canoeiros, dominavam o arco e flecha e viviam em paz com os índios do planalto até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios com o intuito de colonização. Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig. O povoado, formando em 1554, foi elevado à Vila em 28 de Outubro de 1637, passando a se chamar Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, tendo como fundador Jordão Albernaz Homem da Costa, nobre português das Ilhas dos Açores.

          A abertura dos portos a partir de 1808 beneficiou diretamente a então Vila de Ubatuba, que foi elevada a categoria de cidade em 1855 e em 1872 elevada à comarca, juntamente com São José dos Campos. Após a Revolução Constitucionalista de 1932, com melhorias realizadas na Rodovia Oswaldo Cruz (Ubatuba-Taubaté), a cidade passou a contar com uma ligação permanente com o Vale do Paraíba, possibilitando um novo setor de desenvolvimento econômico: o Turismo. No início da década de 50, com a abertura da SP55, Ubatuba-Caraguatatuba, intensificou-se o turismo e a especulação imobiliária. Por fim, em 1967, Ubatuba é elevada a categoria de Estância Balneária e culmina com a abertura da Rodovia Rio-Santos em 1975, quando o turismo se torna a maior fonte de renda do município.

Fonte: Viva Ubatuba, Site de Turismo da cidade de Ubatuba

Autora da Msg
Clarice Lispector (10 de dezembro de 1920 - 9 de dezembro de 1977)

          Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judia, nascida em Tchetchelnik, Ucrânia, dia 10 de dezembro de 1920, e reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. Junto ao seu pai Pinkouss e sua mãe Mania Lispector, chegaram no Brasil em março de 1922 na cidade de Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe.

          Nascida Haia Pinkhasovna Lispector, por iniciativa do seu pai todos mudam de nome e Haia passa a se chamar Clarice. Em 1925 a família mudou-se para Recife, onde Clarice passa infância no bairro Boa Vista. E em 1937 foram morar no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde se formou em Direito. Estreou na Literatura com o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que recebeu o Prêmio Graça Aranha. Em 1944, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou ao Rio de Janeiro.

          Clarice começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo da vida, nunca se desvinculou totalmente do Jornalismo. Em 1966, sofreu queimaduras no corpo e na mão direita enquanto dormia com um cigarro aceso, passou por cirurgias e por isso isolou-se, mas se manteve escrevendo. Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em "A Legião Estrangeira" (1964), "Laços de Família" (1972), os romances "A Paixão Segundo G.H." (1964) e "A Hora da Estrela" (1977).

          Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977.

Site: Pensador.com

Comentários