Msg de Albert Einstein / Fotografia: Ilha do Cardoso, SP

Sabia que Einstein formulou a Teoria da Relatividade enquanto pedalava?
Pedalando  no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, litoral Sul de São Paulo, para conhecer o complexo estuarino-lagunar que se estende até o litoral do Paraná



Post no Twitter

Fotografia
Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP)


          O Parque Estadual da Ilha do Cardoso, localizado no Vale do Ribeira, Litoral Sul de São Paulo, possui 13.500 hectares e foi criado em 1962 pelo Decreto Estadual nº 40.319. Encontra-se no município de Cananéia (a 272 quilômetros de São Paulo), no Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que se estende de Peruíbe até a cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná.

          A região abrange 200 quilômetros de litoral e conserva a maior parte das áreas remanescentes de Mata Atlântica. São encontrados todos os tipos de vegetação nativa costeira, que proporcionam uma variedade extraordinária de ambientes e uma alta diversidade biológica.

          É considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul. Por estar situado em uma área prioritária da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, em 1992, como Patrimônio Natural da Humanidade, apresentando inúmeros atributos que justificam sua importância internacional.

          As praias e costões rochosos podem ser vistos na face da Ilha que recebe as águas do oceano, onde se encontram as praias do Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lages e Marujá. Os manguezais se formam no Canal do Ararapira e na Baía de Trapandé, na face ocidental da Ilha. Além disso, uma extensa restinga cobre a maior parte de sua planície.

          Possui, em seu interior, seis comunidades tradicionais que desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental e na conservação da cultural local. A mais desenvolvida é a comunidade do Marujá. Destaca-se entre as unidades de conservação paulistas por ser um dos primeiros parques a elaborar seu plano de manejo, envolvendo os diversos segmentos da sociedade, tendo sido aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, no dia 24 de outubro de 2001.

Fonte: Sites do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Cananéia

Autor da Msg
Albert Einstein (1879 - 1955)

          Albert Einstein foi um físico e humanista alemão de origem judaica,
naturalizou-se suíço e, posteriormente, norte-americano. Educado em Munique e na Suíça, fez doutorado em Zurique em 1905, quando publicou seus primeiros trabalhos sobre a análise matemática do movimento de Brown, o efeito fotoelétrico, o estabelecimento da equivalência massa-energia e a exposição dos fundamentos da teoria especial (ou restringido) da relatividade.

          Estes temas vão impulsionar uma mudança espetacular e revolucionária da concepção do mundo físico baseado na geometrização espaço-temporal da física moderna. A partir de 1910 aprofundou a teoria da relatividade e, em 1916, publicou o resultado dos seus esforços, recebendo o Prêmio Nobel de Física em 1921. A partir daí, viajou pela Europa, Estados Unidos e Ásia.

          Em 1933, pela sua condição de judeu, teve que se exilar da Alemanha e se instalar em Princeton (Estados Unidos). E foi em 1939 que, numa famosa carta, advertiu ao presidente Roosevelt sobre o perigo da Alemanha ter se adiantado na descoberta das possibilidades da energia nuclear, o que propiciou a realização do Projeto Manhattan (criação das primeiras bombas atômicas). Apesar desta contribuição para a investigação bélica, foi um pacifista militante.

Comentários