Msg de Cecília Meireles / Foto: Praia Camburí (Guarujá, SP)

Canto da Praia Camburí ou Camburizinho, em Guarujá, litoral paulista, por onde um pequeno rio proveniente de uma nascente no alto da floresta forma um lago antes de desaguar no mar


Fotografia

Praia Camburí ou Camburizinho (Guarujá, SP)

          Com 300 metros de extensão, a Praia Camburí ou Camburizinho é uma das mais isoladas de Guarujá, litoral de São Paulo, e é cercada por mata e costões. Com águas claras e boas ondas para surfe, a praia ainda tem um pequeno rio, formado por uma nascente no alto da floresta, que deságua no mar. À primeira vista, o lago parece ter água escura, mas é apenas o resultado dos minerais depositados em seu fundo. O acesso é feito apenas por trilha (20 minutos em média a partir da praia Preta) ou por mar. O nome Camburí tem origem do Brasílico e significa árvore grande.

          A cidade de Guarujá possui 22 quilômetros e 310 metros praias de beleza inigualável, areias incrivelmente brancas, sendo elogiadas em todo país e conhecida em todo o mundo como a Pérola do Atlântico.
Fonte: Site da Prefeitura de Guarujá

Autora da Msg
Cecília Meireles (1901 - 1964)


          Cecília Benevides de Carvalho Meireles, nascida no Rio de Janeiro, dia 7 de novembro de 1901, foi jornalista, poetisa, professora, pintora e é considerada uma das vozes mais importantes das literaturas de língua portuguesa. Como professora ensinou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional. Umas das maiores escritoras brasileiras, com mais de 50 obras publicadas, publicou seu primeiro livro de poesias, chamado "Espectro", com dezoito anos. Seus livros eram influenciados pelo Modernismo e pelo Romantismo.

          Na profissão de jornalista, publicava matérias sobre os problemas na Educação, sendo a fundadora da primeira biblioteca infantil do Brasil, no ano de 1934. Seu interesse pela Educação e pelas crianças fez com que tivesse também um grande reconhecimento na poesia infantil, com textos como "O Cavalinho Branco", "Colar de Carolina", "O Mosquito Escreve" e muitos outros.

          Em 1923, a escritora publicou "Nunca Mais" e "Poema dos Poemas" e, em 1925, "Baladas Para El-Rei". Após longo período, em 1939, Cecília Meireles publicou "Viagem", livro com o qual ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Católica, a autora escreveu textos como "Pequeno Oratório de Santa Clara", de 1955, e "O Romance de Santa Cecília". No ano de 1951, viajou para a Europa, Índia e Goa e visitou, pela primeira e única vez, os Açores. A autora faleceu em 1964, aos 63 anos, no Rio de Janeiro.

Comentários