Msg de Clarice Lispector / Fotografia da Praia de Itaguaré (Bertioga, SP)

Casal de ave de rapina alçando voo pela manhã, na praia de Itaguaré, localizada no Parque Estadual Restinga Bertioga, litoral Norte de São Paulo

Fotografia
Praia de Itaguaré (Bertioga, SP)

          Com mais de 90% de seu território em preservação permanente, a Estância Balneária de Bertioga reserva uma experiência sem igual quando o assunto é natureza e história. Destino certo de quem quer conhecer o valor da cultura caiçara, tão característica no litoral brasileiro.

          Certificada como Município Verde Azul, Bertioga conta com 33 km de praias ideais para o banho de mar com a família e para o turismo de acessibilidade. A Praia de Itaguaré é o destino ideal de quem busca um contato com a natureza. O local está preservado por lei, com a criação do Parque Estadual Restinga Bertioga.

          Rios de Bertioga - A bacia hidrográfica de Bertioga é uma das maiores da Região Metropolitana da Baixada Santista e está dividida em três rios principais: Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba. Conta também com os rios Itatinga e Jaguareguava, que deságuam no próprio Itapanhaú. Os rios e suas grandes extensões de maguezais são um ótimo passeio para quem gosta de curtir a natureza ou a pesca amadora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga

Autora da Msg
Clarice Lispector (1920-1977)

          Clarice Lispector foi uma escritora e jornalista brasileira, de origem judia, nascida em Tchetchelnik, Ucrânia, dia 10 de dezembro de 1920, e reconhecida como uma das mais importantes escritoras do século XX. Junto ao seu pai Pinkouss e sua mãe Mania Lispector, chegaram no Brasil em março de 1922 na cidade de Maceió, Alagoas, onde morava Zaina, irmã de sua mãe.

          Nascida Haia Pinkhasovna Lispector, por iniciativa do
seu pai todos mudam de nome e Haia passa a se chamar Clarice. Em 1925 a família mudou-se para Recife, onde Clarice passa infância no bairro Boa Vista. E em 1937 foram morar no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, onde se formou em Direito. Estreou na Literatura com o romance "Perto do Coração Selvagem" (1943), que recebeu o Prêmio Graça Aranha. Em 1944, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou ao Rio de Janeiro.

          Clarice começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo da vida, nunca se desvinculou totalmente do Jornalismo. Em 1966, sofreu queimaduras no corpo e na mão direita enquanto dormia com um cigarro aceso, passou por cirurgias e por isso isolou-se, mas se manteve escrevendo. Entre suas obras mais importantes estão a reunião de contos em "A Legião Estrangeira" (1964), "Laços de Família" (1972), os romances "A Paixão Segundo G.H." (1964) e "A Hora da Estrela" (1977).

          Clarice Lispector faleceu no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro de 1977.

Comentários