Manguezal que compõe a vegetação às margens do Rio Ubatumirim, que deságua em praia de mesmo nome, no município de Ubatuba, extremo Norte do litoral de São Paulo
Rio Ubatumirim (Ubatuba, SP)
Ubatumirim é uma praia de areia batida, bastante plana, de aproximadamente dois quilômetros de extensão, com visão de várias ilhas (Pequena dos Porcos, da Pedra, do Negro, das Couves e do Prumirim). No canto esquerdo, o Rio Ubatumirim faz divisa com a Praia do Estaleiro do Padre. Já no lado direito existe uma costeira rochosa entre a Praia da Justa. Quiosques e campings dividem espaço na orla, onde é comum o tráfego de automóveis no local.
Histórico - O município de Ubatuba, no litoral Norte de São Paulo, conta com 102 praias e 16 ilhas. Os índios Tupinambá foram os primeiros habitantes da região. Excelentes canoeiros, dominavam o arco e flecha e viviam em paz com os índios do planalto até a chegada dos portugueses e franceses, que tentaram escravizar os índios com o intuito de colonização. Naquela época Ubatuba era conhecida como Aldeia de Iperoig. O povoado, formando em 1554, foi elevado à Vila em 28 de Outubro de 1637, passando a se chamar Vila Nova da Exaltação à Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, tendo como fundador Jordão Albernaz Homem da Costa, nobre português das Ilhas dos Açores.
A abertura dos portos a partir de 1808 beneficiou diretamente a então Vila de Ubatuba, que foi elevada a categoria de cidade em 1855 e em 1872 elevada à comarca, juntamente com São José dos Campos. Após a Revolução Constitucionalista de 1932, com melhorias realizadas na Rodovia Oswaldo Cruz (Ubatuba-Taubaté), a cidade passou a contar com uma ligação permanente com o Vale do Paraíba, possibilitando um novo setor de desenvolvimento econômico: o Turismo. E no início da década de 50, com a abertura da SP55, Ubatuba-Caraguatatuba, intensificou-se o turismo e a especulação imobiliária. Por fim, em 1967, Ubatuba é elevada a categoria de Estância Balneária e culmina com a abertura da Rodovia Rio-Santos em 1975, quando o turismo se torna a maior fonte de renda do município.
Fonte: Viva Ubatuba, Site de Turismo da cidade de Ubatuba
Autor da Msg
Albert Einstein (1879 - 1955)
Albert Einstein foi um físico e humanista alemão de origem judaica, naturalizou-se suíço e, posteriormente, norte-americano. Educado em Munique e na Suíça, fez doutorado em Zurique em 1905, quando publicou seus primeiros trabalhos sobre a análise matemática do movimento de Brown, o efeito fotoelétrico, o estabelecimento da equivalência massa-energia e a exposição dos fundamentos da teoria especial (ou restringido) da relatividade.
Estes temas vão impulsionar uma mudança espetacular e revolucionária da concepção do mundo físico baseado na geometrização espaço-temporal da física moderna. A partir de 1910 aprofundou a teoria da relatividade e, em 1916, publicou o resultado dos seus esforços, recebendo o Prêmio Nobel de Física em 1921. A partir daí, viajou pela Europa, Estados Unidos e Ásia.
Em 1933, pela sua condição de judeu, teve que se exilar da Alemanha e se instalar em Princeton (Estados Unidos). E foi em 1939 que, numa famosa carta, advertiu ao presidente Roosevelt sobre o perigo da Alemanha ter se adiantado na descoberta das possibilidades da energia nuclear, o que propiciou a realização do Projeto Manhattan (criação das primeiras bombas atômicas). Apesar desta contribuição para a investigação bélica, foi um pacifista militante.
Comentários
Postar um comentário