Msg de José Saramago / Foto: Itaguaré (Bertioga, SP)

Comendo com os olhos: Garça azul (Egretta caerulea) observando uma possível refeição, enquanto a mesma busca pela vitória escapando pelas areias da Praia de Itaguaré, no município de Bertioga, litoral de São Paulo

Fotografia
Praia de Itaguaré (Bertioga, SP)

          Com mais de 90% de seu território em preservação permanente, a Estância Balneária de Bertioga reserva uma experiência sem igual quando o assunto é natureza e história. Destino certo de quem quer conhecer o valor da cultura caiçara, tão característica no litoral brasileiro.


          Certificada como Município Verde Azul, Bertioga conta com 33 km de praias ideais para o banho de mar com a família e para o turismo de acessibilidade. A Praia de Itaguaré é o destino ideal de quem busca um contato com a natureza. O local está preservado por lei, com a criação do Parque Estadual Restinga Bertioga.

          Rios de Bertioga - A bacia hidrográfica de Bertioga é uma das maiores da Região Metropolitana da Baixada Santista e está dividida em três rios principais: Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba. Conta também com os rios Itatinga e Jaguareguava, que deságuam no próprio Itapanhaú. Os rios e suas grandes extensões de manguezais são um ótimo passeio para quem gosta de curtir a natureza ou a pesca amadora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga

Autor da Msg
José Saramago (1922 - 2010)


          Filho e neto de camponeses, José de Sousa Saramago nasceu em Portugal, na aldeia de Azinhaga (concelho de Golegã), província do Ribatejo, no dia 16 de novembro de 1922, embora o registo oficial mencione como data de nascimento o dia 18. Seus pais foram para Lisboa quando ele ainda não havia completado dois anos. A maior parte da sua vida decorreu na Capital, no entanto, até aos primeiros anos da idade adulta foram numerosas, e por vezes prolongadas, suas estadas na aldeia natal.

          Seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista. Em 1947, publicou seu primeiro livro, o romance "Terra do Pecado", permanecendo depois sem publicar até 1966.

          Trabalhou durante 12 anos numa editora, onde exerceu funções de direção literária e de produção. Em 1972 e 1973 fez parte da redação do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político e coordenador do suplemento cultural. Entre abril e novembro de 1975 foi diretor-adjunto do jornal  Diário de Notícias. E a partir de 1976 passou a viver exclusivamente do seu trabalho literário, primeiro como tradutor, depois como autor. Ainda pertenceu à primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores e foi, de 1985 a 1994, presidente da Assembleia Geral da Sociedade Portuguesa de Autores.

          Casou com Pilar del Río em 1988 e em fevereiro de 1993 decidiu repartir seu tempo entre sua residência habitual em Lisboa e a Ilha de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias. Em 1998 foi-lhe atribuído o Prémio Nobel de Literatura. José Saramago faleceu em 18 de junho de 2010.

Fonte: Site da Fundação José Saramago

Comentários