Msg de Leonardo Boff / Foto: Santos, SP

Final de tarde na orla do bairro Ponta da Praia, no município paulista de Santos, na Baixada Santista, próximo ao canal 6, que aparece no mar à direita da foto


Fotografia
Santos (SP)

          Santos é um município do litoral paulista, com mar de águas calmas e ótima infraestrutura. um dos nove que compõe a região metropolitana da Baixada Santista, Localizada na Ilha de São Vicente, seus 7 quilômetros de praia aliam-se a uma riqueza cultural, histórica e ecológica.

          A 70 quilômetros de São Paulo, Santos ainda é uma cidade esportiva, uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e se destaca no turismo de negócios, com um dos mais completos complexos de eventos do Brasil.

          Histórico - Uma das cidades mais antigas do Brasil, Santos foi fundada em 26 de janeiro de 1546 e se destaca por sua história de pioneirismos, lutas e posições diante dos principais fatos do desenvolvimento do país.

          Com cerca de 420 mil habitantes (censo de 2010), a Cidade possui a 17ª economia brasileira e abriga o maior Porto da América Latina.

Fonte: Site da Prefeitura de Santos

Autor da Msg
Leonardo Boff (14 de dezembro de 1938)

          Escritor, teólogo e ecologista, Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, dia 14 de dezembro de 1938. Cursou Filosofia em Curitiba/PR e Teologia em Petrópolis/RJ. Em 1970, doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha. E ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha).




          Presenciou o início da reflexão que busca articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização, com o discurso promissor da fé cristã gênese da conhecida Teologia da Libertação. Foi sempre um ardoroso defensor da causa dos Direitos Humanos, tendo ajudado a formular uma nova perspectiva dos Direitos Humanos a partir da América Latina, com "Direitos à Vida e aos meios de mantê-la com dignidade". É doutor honoris causa em Política pela Universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela Universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos.

          Em 1984, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, apresentadas no livro "Igreja: Carisma e Poder", foi submetido a um processo pela Sagrada Congregação para a Defesa das Fé, ex Santo Ofício, no Vaticano. E em 1985 foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso" e deposto de todas as suas funções editoriais e de magistério no campo religioso. Dada a pressão mundial sobre o Vaticano, a pena foi suspensa em 1986, podendo retomar algumas de suas atividades. Já em 1992, sendo de novo ameaçado com uma segunda punição pelas autoridades de Roma, renunciou às suas atividades de padre e se auto-promoveu ao estado leigo, continuando como teólogo da libertação, escritor, professor, conferencista e assessor de movimentos sociais de cunho popular libertador, como o Movimento dos Sem Terra e as comunidades eclesiais de base (CEB's).

          Em 1993 foi aprovado em concurso para professor de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em 8 de dezembro de 2001 foi agraciado com o prêmio nobel alternativo, em Estocolmo (Right Livelihood Award). Atualmente vive no Jardim Araras, região campestre ecológica do município de Petrópolis-RJ, e compartilha vida e sonhos com a educadora/lutadora pelos Direitos a partir de um novo paradigma ecológico, Marcia Maria Monteiro de Miranda. Tornou-se pai de seis filhos e avô de cinco netos. É um dos autores mais traduzidos da língua portuguesa (UNESCO), mais de 80 livros nas áreas de Teologia, Ecologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística.

Fonte: @leonardoboff

Comentários