Em meio às ruínas do Forte de São Felipe, localizado em Guarujá (SP), um pássaro se abriga nas muralhas onde antes se guardavam armas e canhões para combates sangrentos e hoje é possível ver quem realmente venceu essa batalha: a Natureza
Fotografia
Forte de São Felipe (Guarujá, SP)
O Forte de São Felipe ou de São Luiz (ou Forte de Pedra, como é conhecido) foi mandado construir por Braz Cubas, Provedor da Fazenda, por ordem de Tomé de Souza, em 1552. Está localizado no município de Guarujá, defronte a Bertioga, na Ponta da Baleia, sopé do morro da Armação, no extremo nordeste da Ilha de Santo Amaro, no litoral paulista.
Foi de lá que se desenrolaram os combates com os tamoios. Esse Forte, que cruzava seus fogos com o de São João (para defender o Canal de Bertioga), é um dos mais belos marcos da arquitetura militar portuguesa do século XVI. Nele, o famoso artilheiro alemão Hans Staden viveu parte de sua vida aventurosa, durante nove meses, quase sendo devorado pelos índios tupinambás.
Com esse Forte foi construída a Capela de Santo Antônio de Guaíbe ou Guaibê. A fortaleza, que ainda foi durante algum tempo armação de baleias, foi reparada em 1765 e rearmada em 1798. Atualmente, seu estado de conservação é precário e, em ruínas, subsistem muralhas, bases das guaritas, muros e pisos em pedras.
Fonte: Site Novo Milênio
Autora da Msg
Monja Coen (30 de junho de 1947)
Nascida Cláudia Dias Baptista de Sousa, a Monja Coen é paulistana e uma das principais líderes espirituais budistas do Brasil. Missionária da tradição japonesa Soto Shu com sede no Japão, Monja Coen Roshi é uma religiosa que se destaca levando a prática da meditação a pessoas que frequentam os parques da cidade de São Paulo, além de dar depoimentos através de suas palestras em várias universidades.
Seu pai era filho de portugueses e sua mãe oriunda de familia paulista quatrocentona (Dias Baptista), de grandes proprietários de terra. Ela é prima de Sérgio Dias Baptista, Arnaldo Dias Baptista e Cláudio César Dias Baptista, mais conhecidos por seus trabalhos com a banda Mutantes.
Criada no Cristianismo, dedicou-se para estudar no Zen Center of Los Angeles em 1983, onde fez os votos monásticos em 14 de janeiro de 1983. Logo depois partindo para o Japão e convertendo-se à tradição budista deles no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo. Antes de ser religiosa, foi repórter em diversos jornais do Brasil.
De volta à São Paulo, em 1995, liderou atividades no Templo Busshinji, tornando-se a primeira mulher e a primeira monja de descendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil por um ano. A Monja Coen é conhecida por fazer palestras, participar de reuniões e diálogos inter-religiosos e promover a Caminhada Zen, em parques públicos, projeto com objetivos ambientais e de paz.
Fonte: www.monjacoen.com.br
Comentários
Postar um comentário