Registro fotográfico noturno feito da Praia Grande de Araçatiba, em Ilha Grande, litoral Sul do Rio de Janeiro, motivado por uma inesperada interrupção no fornecimento de energia elétrica
Fotografia
Praia Grande de Araçatiba (Ilha Grande - RJ)
A Ilha Grande está localizada no litoral Sul do Rio de Janeiro, é um distrito de Angra dos Reis e considerada a “Pérola da Costa Verde”. Com relevo montanhoso e florestas que contrastam com a riqueza de sua costa, oferece ao turista 193 quilômetros quadrados entre as 106 praias, cachoeiras, riachos e uma vegetação exuberante.
A Vila do Abraão é onde se concentra o maior núcleo de população, hotéis, pousadas, campings e restaurantes. De lá saem diariamente saveiros para passeios em diversos pontos da ilha, que é toda cortada por trilhas que ligam vilas e praias, tornando-se uma ótima opção para os adeptos ao trekking. Além da Vila do Abrão, toda costa noroeste - desde Freguesia de Santana até a Vila de Provetá - já tem luz elétrica desde julho de 2001.
Araçatiba é a segunda mais importante comunidade em atividade turística e ponto de partida para passeios de barco e ótimas caminhadas ecológicas. A Enseada de Araçatiba abrange uma extensa área da costa, composta por seis praias: Praia Grande de Araçatiba (principal), Araçatibinha ou Praia de Araçatiba, Praia do Viana, Praia da Cachoeira, Praia Vermelha e Praia de Itaguaçú. Todas comunicam-se por trilhas.
Uma das praias mais famosas da ilha é a Praia de Lopes Mendes, ideal para a prática do surfe. O pico mais alto da ilha é a Pedra D'Água, com 1.030 metros de altitude, mas ainda existe o Bico do Papagaio. São três horas de caminhada partindo da Vila de Abraão para chegar ao segundo maior local com 980 metros de altitude. De cima pode-se observar as praias do Caixadaço, Parnaióca e de Dois Rios. Além das belezas naturais, a Ilha Grande faz parte da história do Brasil. Na Praia de Dois Rios estão as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes. O presídio da Ilha Grande, já desativado, teve entre seus detentos figuras ilustres como o escritor Graciliano Ramos, o jornalista Fernando Gabeira e a lendária “Madame Satã”.
Fonte: Prefeitura de Angra dos Reis e site ilhagrande.com.br
Autor da Msg
Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)
Influente filósofo grego, discípulo de Platão, dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que são usados até hoje. Aristóteles nasceu em Estágira, uma colônia jônica localizada no reino da Macedônia, no norte da Grécia. Seu pai, Nicômaco, era médico do rei Amintas, e deu ao filho estrutura para construir e solidificar seus estudos.
Ainda aos 17 anos, ingressou na Academia de Platão, em Atenas, onde despertou a atenção de seu mestre, Platão, a ponto de substituí-lo após sua morte. Sua primeira esposa foi Pítias, irmã de Hérmias, que foi morto pelos persas. Após a morte de Hérmias, Aristóteles foi para Mitilene. Depois que sua primeira esposa faleceu, o filósofo casou-se novamente com Hérpilis, com quem teve um filho chamado Nicômaco, a quem Aristóteles dedicou o livro “Ética a Nicômaco”.
Em 343 se tornou o preceptor de Alexandre, filho do rei Macedônio Felipe II, e grande conquistador da época. Com o assassinato do rei Felipe II, Alexandre assume o trono. Em 335 a.C. Aristóteles retorna para Atenas e, com a ajuda de Alexandre, o filósofo funda sua própria escola, que em pouco tempo, se tornaria um renomado centro de estudos, dividido em diferentes especialidades.
Com a morte de Alexandre, em 323 a.C., houve um aumento do sentimento antimacedônico em Atenas. E, além disso, o partido nacionalista foi reativado por Demóstenes. Tudo isso deixou a situação de Aristóteles delicada. Foi acusado, assim como Sócrates, de impiedade e teve que se retirar de Atenas, deixando a Teofrasto sua escola. Morreu um ano depois de sua saída, acometido por uma doença estomacal.
Fonte: Site Pensador
Comentários
Postar um comentário