Msg de Cecília Meireles / Fotografia: As Ilhas (São Sebastião-SP)

A caminho para As Ilhas, no município de São Sebastião, litoral Norte de São Paulo, percebe-se quantos tons de azul uma só paisagem pode ter.


Fotografia

As Ilhas (São Sebastião-SP)

          São Sebastião é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. É a cidade mais antiga do Litoral Norte do Estado. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás e Tupiniquins, sendo a serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras das tribos.

          São mais de 30 praias que fazem de São Sebastião uma das regiões mais encantadoras da costa brasileira. O perfeito encontro da Mata Atlântica, com as areias brancas e o azul do mar. Dentre as belas paisagens avistadas ao longo da Rodovia Rio-Santos, as ilhas sebastianenses chamam a atenção dos visitantes e compõem um visual exuberante. Um dos destaques está a aproximadamente 1,5 quilômetro de distância das praias Barra do Sahy, Preta e Juquehy: uma ínsula que vista de longe parece um arquipélago formado por três ilhotas independentes e, por isso, recebe o nome de As Ilhas.

          Da praia Barra do Sahy, por exemplo, em seu canto esquerdo sempre existem prorietários de barcos e canoas para realizar passeios até As Ilhas. A paisagem verdejante somada às rochas milenares, as duas praias de águas calmas, cristalinas e areia branquinha, e as montanhas da Serra do Mar no continente tornam a ilha paradisíaca. As condições são perfeitas para nadar, mergulhar, praticar esportes náuticos - como banana boat, SUP e wakeboard - e claro, tomar sol.

Fonte: Sites da Prefeitura de São Sebastião e Guia do Litoral

Autora da Msg

Cecília Meireles (1901 - 1964)

          Cecília Benevides de Carvalho Meireles, nascida no Rio de Janeiro, dia 7 de novembro de 1901, foi jornalista, poetisa, professora, pintora e é considerada uma das vozes mais importantes das literaturas de língua portuguesa. Como professora ensinou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional. Umas das maiores escritoras brasileiras, com mais de 50 obras publicadas, publicou seu primeiro livro de poesias, chamado "Espectro", com dezoito anos. Seus livros eram influenciados pelo Modernismo e pelo Romantismo.

          Na profissão de jornalista, publicava matérias sobre os problemas na Educação, sendo a fundadora da primeira biblioteca infantil do Brasil, no ano de 1934. Seu interesse pela Educação e pelas crianças fez com que tivesse também um grande reconhecimento na poesia infantil, com textos como "O Cavalinho Branco", "Colar de Carolina", "O Mosquito Escreve" e muitos outros.

          Em 1923, a escritora publicou "Nunca Mais" e "Poema dos Poemas" e, em 1925, "Baladas Para El-Rei". Após longo período, em 1939, Cecília Meireles publicou "Viagem", livro com o qual ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Católica, a autora escreveu textos como "Pequeno Oratório de Santa Clara", de 1955, e "O Romance de Santa Cecília". No ano de 1951, viajou para a Europa, Índia e Goa e visitou, pela primeira e única vez, os Açores. A autora faleceu em 1964, aos 63 anos, no Rio de Janeiro.

Comentários