Msg de Papa Francisco / Fotografia: Saco do Mamanguá (Paraty, RJ)

Em meio à Mata Atlântica preservada no único fiorde tropical do mundo - o Saco de Mamanguá, localizado em Paraty-RJ - antiga casa de farinha feita de pau a pique representa a origem resiliente da cultura caiçara brasileira


Tweet

Fotografia
Saco do Mamanguá (Paraty, RJ)

          Fiordes são enormes entradas de mar cercadas por montanhas, muito comuns em países europeus ou em regiões mais frias e nórdicas do planeta. O Brasil abriga um único exemplar dessa paisagem pitoresca. Trata-se do Saco do Mamanguá, um verdadeiro paraíso natural, no município de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro.

          É considerado, ainda, o único fiorde tropical do mundo. Tem cerca de oito quilômetros de extensão, dois quilômetros de largura e é cercada por montanhas com vegetação típica da Mata Atlântica. O local é protegido por uma reserva ambiental e o acesso só pode ser feito por trilhas ou embarcações. O fiorde fica em uma região com mais de dez rios, cerca de 30 praias e inúmeras cachoeiras exuberantes. A entrada de mar vai até uma área de manguezais, onde não são permitidas embarcações motorizadas.

          O sossego domina a região, habitada apenas por comunidades caiçaras. Muitas opções de hospedagem e alimentação no local ficam na Praia do Cruzeiro, uma das mais movimentadas.

Fonte: Site Pure Viagem

Autor da Msg
Papa Francisco (17 de dezembro de 1936)

          Francisco é o 266º Papa da história da Igreja Católica. Nascido em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936, Jorge Mario Bergoglio estudou Farmácia em sua adolescência, antes de despertar sua vocação para a vida religiosa. Cursou o seminário em Villa Devoto e entrou para a Companhia de Jesus aos 19 anos de idade. Estudou Teologia e Filosofia na Universidade de San Miguel, simultaneamente à sua ordenação como padre.

          Dividiu seu tempo entre vida religiosa e acadêmica. Em 1992, foi nomeado Bispo. Em 1997, foi elevado a Arcebispo e passou a chefiar a arquidiocese de Buenos Aires. Seu trabalho foi reconhecido pelo Papa João Paulo II, que o nomeou Cardeal em 2001. A atuação religiosa de Jorge Mario Bergoglio em sua terra natal caracterizou-se por posicionamentos conservadores e radicais. Durante a ditadura militar argentina, a Igreja Católica foi criticada por não fazer oposição ao regime autoritário e não se manifestar sobre os sequestros e desaparecimentos de adversários políticos.

          Jorge Mario Bergoglio é considerado um conservador ortodoxo em assuntos como aborto, sexualidade, casamento homossexual e uso de métodos contraceptivos. Por outro lado, é um intenso defensor de ajuda aos pobres e costuma apoiar programas sociais e contestar políticas de livre mercado. Foi eleito Papa pelo conclave no dia 13 de março de 2013 para ser o sucessor do Papa Bento XVI, que renunciou ao cargo no dia 28 de fevereiro. O Cardeal argentino já era cotado para assumir o papado em 2005, no conclave que elegeu o cardeal alemão Joseph Ratzinger, mas sua posse foi prorrogada. Em 2013, se tornou o primeiro Papa latino-americano da história da Igreja Católica, assumindo o nome de Papa Francisco (será chamado de Francisco I apenas quando existir Francisco II, segundo o Vaticano).

          O Papa Francisco assume a Igreja Católica em meio a muitos escândalos de pedofilia e de administração do Vaticano. Seu maior desafio é reverter a queda no número de fieis ao catolicismo. O novo Papa é natural do continente com maior número de católicos no mundo, que, no entanto, já registra também uma diminuição acentuada no número de fieis. Sua devoção apresentada por São Francisco de Assis deixa a esperança de que atue mais efetivamente no combate a pobreza.

Fonte: Site Info Escola

Comentários