Mar da Baía de Santos visto do alto da Ilha Porchat, localizada no município de São Vicente, na região metropolitana da Baixada Santista, litoral de São Paulo
Baía de Santos vista de São Vicente - SP
A origem do nome São Vicente vem do ano 325, na cidade espanhola de Huesca, então Província de Saragoza. Lá nasceu Vicente, padre dedicado que se destacava por seu trabalho, tanto que o bispo de Saragoza, Valério, lhe confiou a missão de pregador cristão e doutrinador catequético. Naquela época, Valério e Vicente enfrentavam o imperador Diocleciano, que perseguia os cristãos na Espanha. Os dois acabaram presos, o bispo banido e Vicente condenadou à tortura. O martírio sofrido por Vicente foi brutal. No final daquele dia 22 de janeiro, mataram e dilaceraram seu corpo, jogando-o às aves de rapina. Relatos contam que um corvo espantava as outras aves, evitando a aproximação das demais. Então, os carrascos decidiram jogá-lo ao mar, sendo o corpo de Vicente resgatado por cristãos, que o sepultaram em uma capela perto de Valência. Depois, seus restos mortais foram levados à Abadia de Castes, na França, onde foram registrados milagres. E em seguida, foram levados para Lisboa, na Catedral da Sé, onde estão até hoje.
Vicente foi canonizado e recebeu o nome de São Vicente Mártir, hoje santo padroeiro do município de São Vicente, no litoral paulista, e de Lisboa, em Portugal. Desde então, o dia 22 de janeiro é dedicado a ele e, por isso, quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou neste local, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó. O navegador português Martim Afonso de Sousa chegou 30 anos depois, em 22 de janeiro de 1532, enviado pela Coroa Portuguesa para constituir a primeira Vila do Brasil e resolveu batizá-la reafirmando o nome do Santo daquele dia, São Vicente, pois era reconhecidamente um católico fervoroso.
Santos é um município do litoral paulista, com mar de águas calmas e infraestrutura repleta de atrações para todas as idades, o ano todo. Santos está localizada na Ilha de São Vicente e seus 7 quilômetros de praia se aliam a uma riqueza cultural, histórica e ecológica. A 70 quilômetros de São Paulo, ainda é uma cidade esportiva, uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e se destaca no turismo de negócios.
Fundada em 26 de janeiro de 1546, Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil e se destaca por sua história de pioneirismos, lutas e posições diante dos principais fatos do desenvolvimento do país. Contando com cerca de 420 mil habitantes (censo de 2010), possui a 17ª economia brasileira e abriga o maior Porto da América Latina.
Fonte: Sites das prefeituras de São Vicente e Santos
Autor da Msg
Platão (427 a.C.-347 a.C.)
Filósofo grego da Antiguidade, considerado um dos grandes pensadores da história da Filosofia, Platão nasceu em Atenas, no ano 427 a.C. Descendente de uma das famílias mais nobres de Atenas, recebeu educação especial. Desde cedo era discípulo de Sócrates, conhecendo os problemas e as virtudes humanas, eternizando os ensinamentos do mestre. Adotou o lema de Sócrates 'O Sábio é o Virtuoso'. Para Platão, as ideias são objetos imutáveis e eternos do pensamento e servem para explicar a aquisição de conceitos, a possibilidade de conhecimento e o significado das palavras.
Escreveu diversos diálogos e cartas. Os temas dos diálogos platônicos, ainda muito influente, abrangem todas as áreas da Filosofia, mas a obra mais conhecida de Platão é 'A República', um tratado sobre teoria política, em que ele revela tendências democráticas e também totalitárias, defendendo o governo absoluto da sociedade pela classe dos filósofos ou sábios.
Fundou sua escola filosófica “Academia”, local que reunia seus discípulos para estudar sua Filosofia, Ciências, Matemática e Geometria. Seu mais importante discípulo foi Aristóteles. Platão faleceu em no ano de 347 a.C., porém sua escola só foi fechada pelo imperador romano Justiniano, no ano de 529.
Fonte: Site Pensador
Comentários
Postar um comentário