Registro fotográfico do Surucuá-grande-de-barriga-amarela (Trogon viridis) observado em floresta da Mata Atlântica na Baixada Santista
Fotografia
Surucuá-grande-de-barriga-amarela (Trogon viridis)
O Surucuá-grande-de-barriga-amarela é um Trogoniforme da família Trogonidae. Conhecido também como Capitão-do-mato, Curuxuá, Surucuá-de-barriga-dourada, Surucuá-de-cauda-branca e Urukuá (nome indígena - Mato Grosso). Seu nome científico significa: do (grego) trôgón, trogo = devorar, roer, para roer ou para ser roído a forma como a ave se alimenta; e do (latim) viridis = verde. Ave devoradora verde.
Dentre suas características, mede cerca de 30 centímetros de comprimento e pesa 93 gramas. Apresenta dimorfismo sexual. O macho tem o bico cinza azulado. Os olhos são escuros de coloração marrom e apresentam um claro anel periocular de coloração azul. As regiões auriculares são pretas. A garganta e a porção superior do peito são pretos e as partes laterais do peito apresentam uma coloração azul escuro ultramarino que contrasta fortemente com o ventre que é amarelo. A nuca, manto e as costas são verde esmeralda com reflexos azul arroxeado, ou verde. As rêmiges são pretas om marcações brancas. As coberteiras são azul esverdeadas. A cauda longa e escura apresenta três pares de penas com a face inferior na cor branca com a extremidade preta. As bordas externas das retrizes são pretas. A parte dorsal da cauda é da mesma coloração do manto, entretanto apresentam esta coloração menos intensa.
A fêmea menos exuberante que o macho da espécie apresenta a cabeça cinza. Sua mandíbula superior apresenta a coloração cinza azulada e a mandíbula inferior é cinza. A região loral é preta. Os olhos da fêmea são semelhantes aos olhos do indivíduo do sexo masculino. O peito é cinza e o ventre amarelo. A nuca, manto e dorso também são de coloração cinza. A cauda apresenta as retrizes com barrado branco na porção lateral, terminando com uma barra branca na sua extremidade distal. A face dorsal das penas retrizes apresenta em sua extremidade distal uma barra subterminal preta.
Sua dieta baseia-se em frutos e insetos (formigas e artrópodes) capturados no alto das árvores. Durante o período de reprodução, vários machos podem se juntar para cantar, provavelmente como uma forma de atrair fêmeas. Para se reproduzir, constrói seu ninho em cupinzeiros de árvores ou buraco nas árvores provocados por ação do apodrecimento natural ou por ninhos abandonados de outras aves. A altura do ninho fica a cerca de 10 a 20 metros acima do solo. A postura é de dois ou três ovos. Ambos os pais alimentam os filhotes no ninho.
Presente na Amazônia brasileira, em direção Sul até Santa Catarina, é encontrado também do Panamá à Bolívia. Comum nas bordas e no interior de florestas altas (úmidas ou secas) e em capoeiras.
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Trogoniformes
Família: Trogonidae (Lesson, 1828)
Espécie: T. viridis
Nome Científico: Trogon viridis (Linnaeus, 1766)
Nome em Inglês: Green-backed Trogon
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Trogoniformes
Família: Trogonidae (Lesson, 1828)
Espécie: T. viridis
Nome Científico: Trogon viridis (Linnaeus, 1766)
Nome em Inglês: Green-backed Trogon
Fonte: Wiki Aves
Autor da Msg
Albert Einstein (1879 - 1955)
Albert Einstein foi um físico e humanista alemão de origem judaica, naturalizou-se suíço e, posteriormente, norte-americano. Educado em Munique e na Suíça, fez doutorado em Zurique em 1905, quando publicou seus primeiros trabalhos sobre a análise matemática do movimento de Brown, o efeito fotoelétrico, o estabelecimento da equivalência massa-energia e a exposição dos fundamentos da teoria especial (ou restringido) da relatividade.
Estes temas vão impulsionar uma mudança espetacular e revolucionária da concepção do mundo físico baseado na geometrização espácio-temporal da física moderna. A partir de 1910 aprofundou a teoria da relatividade e, em 1916, publicou o resultado dos seus esforços, recebendo o Prêmio Nobel de Física em 1921. A partir daí, viajou pela Europa, Estados Unidos e Ásia.
Em 1933, pela sua condição de judeu, teve que se exilar da Alemanha e se instalar em Princeton (Estados Unidos). E foi em 1939 que, numa famosa carta, advertiu ao presidente Roosevelt sobre o perigo da Alemanha ter se adiantado na descoberta das possibilidades da energia nuclear, o que propiciou a realização do Projeto Manhattan (criação das primeiras bombas atômicas). Apesar desta contribuição para a investigação bélica, foi um pacifista militante.
Fonte: Site Pensador.com
Comentários
Postar um comentário