Pica-pau-de-fronte-amarela ou Benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons) observado em uma área urbana do litoral Sul de São Paulo
Pica-pau-de-fronte-amarela ou ou Benedito-de-testa-amarela (Melanerpes flavifrons)
O Benedito-de-testa-amarela é uma ave Piciforme da família Picidae. Também conhecido como Benedito, Bereré (Rio Grande do Sul), Golelêim (Vale do Ribeira/São Paulo), Pica-pau-de-fronte-amarela, Pica-pau-do-mato-virgem e Rididico. Seu nome científico significa: do (grego) melas = preto; e herpës = pica-pau; e do (latim) flavus = amarelo; e frons = fronte, testa. ⇒ Pica-pau preto com a testa amarela.
Tem cerca de 19,5 centímetros e é uma espécie multicolorida. Fronte e garganta amarelo-vivos, vértice posterior e nuca vermelhos no macho e pretos na fêmea; pescoço posterior, dorso superior e asas negros; dorso inferior e uropígeo brancos; peito superior pardacento; peito inferior e ventre vermelhos; flancos barrados de preto e branco. Barulhenta, entre os vários sons que produz, tem um grito forte, ríspido e rápido, 'beneditô', que originou o nome popular.
Não possui subespécies, alimenta-se principalmente de frutas - como o mamão, laranja, banana, abacate, embaúba, caruru entre outros - e de sementes, mas come também insetos e suas larvas. Para lamber frutas moles, utiliza sua língua comprida e móvel. Tem o costume de estocar comida em buraquinhos, naturais ou que ele próprio perfura, no tronco de árvores.
Para se reproduzir, costuma exibir-se em diversas posições e movimentos pousando perto uns dos outros. Faz seu ninho escavando buracos em árvores mortas e palmeiras, sendo que a entrada do ninho corresponde ao tamanho de seu corpo para evitar a entrada de predadores. Gosta de nidificar coletivamente, um macho e três fêmeas ou quatro machos e duas fêmeas em um só ninho ou vários ninhos em um único tronco. A fêmea põe de 2 a 4 ovos brancos e brilhantes, tendo a ajuda do macho na tarefa de incubá-los por um período de 12 dias. Cabe à fêmea manter a higiene do ninho, retirando as fezes dos filhotes. Além do casal, outros indivíduos do bando ajudam a alimentar e a proteger os filhotes, que permanecem por até 5 semanas no ninho. Após abandonarem o ninho, os filhotes a ele retornam todas as noites para dormir. Os ninhos são frequentemente assediados por tucanos e araçaris e podem ser ocupados também por periquitos como Brotogeris tirica e Pyrrhura frontalis.
Vive na Mata Atlântica de montanha e na de encosta (entre 0 e 1800 metros), em restinga, plantações, pomares, palmitais, matas secundárias e capoeiras. Gosta de exibir suas cores vistosas, é encontrado aos casais ou pequenos bandos que raramente deixam as copas das árvores da mata e é extremamente sociável, sendo que alguns indivíduos associam-se para dormir num mesmo abrigo.
Voz: Estridente “kikiki”, “zilidit”, emitido frequentemente durante o vôo; um repetido “chlit…” (casal pousado). Tamborila de árvores altaneiras. Voa de copa em copa gritando “Be-ne-di-to” (onomatopéico). Sua distribuição geográfica ocorre da Bahia e Minas Gerais ao Rio Grande do Sul, Sudoeste de Mato Grosso, Goiás, Paraguai e Argentina (Misiones).
Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae (Leach, 1820)
Espécie: M. flavifrons
Nome Científico: Melanerpes flavifrons (Vieillot, 1818)
Nome em Inglês: Yellow-fronted Woodpecker
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae (Leach, 1820)
Espécie: M. flavifrons
Nome Científico: Melanerpes flavifrons (Vieillot, 1818)
Nome em Inglês: Yellow-fronted Woodpecker
Fonte: Site Wiki Aves
Autora da Msg
Monja Coen (30 de junho de 1947)
Nascida Cláudia Dias Baptista de Sousa, a Monja Coen é paulistana e uma das principais líderes espirituais budistas do Brasil. Missionária da tradição japonesa Soto Shu com sede no Japão, Monja Coen Roshi é uma religiosa que se destaca levando a prática da meditação a pessoas que frequentam os parques da cidade de São Paulo, além de dar depoimentos através de suas palestras em várias universidades.
Seu pai era filho de portugueses e sua mãe oriunda de familia paulista quatrocentona (Dias Baptista), de grandes proprietários de terra. Ela é prima de Sérgio Dias Baptista, Arnaldo Dias Baptista e Cláudio César Dias Baptista, mais conhecidos por seus trabalhos com a banda Mutantes.
Criada no Cristianismo, dedicou-se para estudar no Zen Center of Los Angeles em 1983, onde fez os votos monásticos em 14 de janeiro de 1983. Logo depois partindo para o Japão e convertendo-se à tradição budista deles no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo. Antes de ser religiosa, foi repórter em diversos jornais do Brasil.
De volta à São Paulo, em 1995, liderou atividades no Templo Busshinji, tornando-se a primeira mulher e a primeira monja de descendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil por um ano. A Monja Coen é conhecida por fazer palestras, participar de reuniões e diálogos inter-religiosos e promover a Caminhada Zen, em parques públicos, projeto com objetivos ambientais e de paz.
Fonte: Monjacoen.com.br
Comentários
Postar um comentário