Msg de Carl Jung / Fotografia: Flor do maracujá doce

Flor do maracujá doce: uma das mais lindas e exóticas flores da natureza. Porque se for para ter um vício na vida, que seja o de admirar a perfeição da obra do grande autor da natureza


Post no Twitter

Fotografia
Flor do maracujá doce (Passiflora alata)

          O maracujá doce (Passiflora alata) é originário da América Tropical. É uma planta trepadeira de grande porte, lenhosa, vigorosa e de crescimento rápido, podendo atingir 10 metros de comprimento. Apresenta grande variação no tamanho, formato, peso, coloração e sabor dos frutos. Fruta rica em vitamina C, cálcio e fósforo, suas folhas e o suco contêm passiflorina, um sedativo natural. Para seu cultivo, pode ser semeado o ano todo em regiões quentes. Já nos locais onde a temperatura do inverno é inferior a 15 ºC, não se deve semear nos meses mais frios, ou semear em interiores. Recomenda-se o uso de substrato para mudas, não de terra.


          O ideal é colocar as sementes de molho em suco de maracujá azedo (sem diluir) por 24 horas antes de semear. Plantar em local bem raso, cobrindo-as com três milímetros de substrato. A germinação deve ocorrer entre 14 e 28 dias após a semeadura, mas pode demorar até 6 meses ou mais. Para melhorar a germinação, lixe as sementes em um ou dois lados usando uma lixa fina. A temperatura é provavelmente o fator mais importante na germinação, isso porque com baixas temperaturas não haverá germinação. O melhor clima e solo encontram-se nas regiões tropicais e subtropicais, com temperatura média mensal de 20 a 32ºC, precipitação anual bem distribuída e alta luminosidade.

          Seu cultivo não tolera geadas ou ventos muito frios. Plantar em solos de textura média, profundos e bem drenados. Não utilizar baixadas, solos pedregosos ou com possibilidade de encharcamento. Outra dica para práticas de conservação do solo é manter uma cobertura vegetal. O maracujazeiro ainda necessita de um sistema de condução para sustentá-lo. E para evitar pragas e doenças, pode-se pulverizar, quando necessário, de manhã bem cedo, para não afetar os insetos polinizadores. Melhor prevenir com medidas culturais que favoreçam boa drenagem e manutenção de integridade do sistema radicular.

          A polinização natural desta planta ocorre exclusivamente por abelhas 'mamangavas' (Xylocopa spp.), mas pode ser feita artificialmente de forma manual. Para isso, a polinização deve ser cruzada, isto é, entre diferentes maracujazeiros, coletando pólen de flores distantes umas das outras, das 13 e 17 horas, nos picos de florescimento, por movimento ascendente nas flores, com as pontas dos dedos ou mesmo com pincéis ou cotonete. 

Fonte: Site Manuais de Cultivo - PLANTAMUNDO



Autor da Msg
Carl Jung (1875 - 1961)

          Psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875, em Kassewil. Foi um dos maiores estudiosos da vida interior do homem e tomou a si mesmo como matéria prima de suas descobertas - suas experiências e suas emoções estão descritas no livro "Memórias, Sonhos e Reflexões". Filho de um pastor protestante, Carl Gustav Jung, quando pequeno, mudou-se para a cidade da Basileia, na época um dos maiores centros de cultura da Europa, onde lá realizou seus primeiros estudos.

          No ano de 1900, formou-se em Medicina pela Universidade da Basileia, iniciando em seguida sua vida profissional no hospital psiquiátrico Burgholzi, em Zurique. Dois anos depois casou-se com Emma Rauschenbach, com quem teria cinco filhos. Em 1903 publicou sua primeira obra, "Psicologia e Patologia dos Fenômenos ditos Ocultos", fruto de sua tese de doutorado. Publicou nos anos seguintes mais três trabalhos, relacionadas à descoberta dos complexos afetivos e das significações nos sintomas das psicoses.

          Em 1907 Jung visitou Sigmund Freud, o criador da psicanálise, em Viena, iniciando uma estreita colaboração com o mestre, que se mostrou impressionado com o talento do jovem discípulo. Os dois viajaram juntos aos Estados Unidos em 1909, proferindo palestras num centro de pesquisas, e em 1910 foi fundada a "Associação Psicanalítica Internacional", da qual Jung foi eleito presidente.

          As primeiras divergências entre Jung e Freud surgiram em 1912 e logo se tornaram inconciliáveis. A partir do rompimento com Freud, o analista suíço vivenciou um período de depressão e introversão, que o levou a trilhar seu próprio caminho no campo da Psicologia. Em 1917, Jung publicou seus estudos sobre o inconsciente coletivo no livro "A Psicologia do Inconsciente" e, em 1920, apresentou os conceitos de introversão e extroversão na obra "Tipos Psicológicos". A partir daí, Jung construiu as bases da Psicologia Analítica, desenvolvendo a teoria dos arquétipos e incorporando conhecimentos das religiões orientais, da alquimia e da mitologia. Já octogenário, reuniu em livro as memórias de toda a sua vida. Carl Gustav Jung morreu aos 86 anos, dia 6 de junho de 1961, em Küsnacht, na Suíça, ​como um dos mais influentes pensadores do século 20.

Fonte: Uol Educação



Comentários