Msg de Aristóteles / Fotografia: Asas de um Beija Flor

A perfeição da Natureza é tamanha que cada pássaro tem seu canto e todos parecem dançar ao movimentar suas asas.


Tweet

Fotografia
Asas de um Beija Flor

          O pássaro Beija Flor é muito conhecido por todo o Brasil devido às suas características únicas, sendo comum nas florestas brasileiras e admirado por colecionadores e estudiosos do mundo. Cheio de peculiaridades, o beija-flor é um verdadeiro sucesso entre as pessoas que buscam atrair pássaros para seus jardins e quintais, de forma que possam ficar relaxando enquanto veem estas pequenas aves plainando por entre as flores.




          No entanto, ele não é um pássaro exclusivamente brasileiro. Está estabelecido por toda a extensão das Américas, sendo que podemos encontrar a sua espécie desde as partes geladas do norte do Alasca até as florestas longínquas da Terra do Fogo, no Ushuaia. Mas realmente a maior diversidade desta espécie está concentrada nas florestas que se estendem do Brasil até a região do Equador. Também chamado no Brasil de colibri, são 108 gêneros conhecidos, além de 322 espécies catalogadas.

          A primeira curiosidade é o seu tamanho: o beija-flor é uma ave de pequeno porte, que normalmente mede entre 6 e 10 centímetros, pesando em média apenas de 2 a 6 gramas, por isso é uma das espécies mais leves do reino animal. Todo o seu corpo foi projetado para realizar a sua atividade principal, que é buscar as flores de que se alimenta, começando pelo seu bico alongado, que varia em comprimento e forma entre as espécies, e que é adaptado para caber em cada tipo de flor específica que o seu habitat oferece. A sua língua, praticamente invisível aos olhos humanos, é bifurcada e bem comprida, e serve especificamente para extrair o néctar das flores.

          Toda a sua composição muscular e óssea está desenvolvida para realizar um voo rápido e ágil, sendo que a principal fama dessa pequena espécie é a sua habilidade única de parar completamente no ar e voar para trás, mostrando completo controle do voo. O batimento das asas de um beija-flor pode chegar a até 80 por segundo, um número inimaginável para os humanos, e que desafia a Física e a Biologia estudadas por nós. Seu coração bate 480 vezes por minuto quando em repouso e inacreditáveis 1.260 vezes por minuto quando está voando, o que faz com que ele fique se alimentando freneticamente.

Fonte: Site Casa dos Pássaros

Autor da Msg

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.)

          Influente filósofo grego, discípulo de Platão, dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que são usados até hoje. Aristóteles nasceu em Estágira, uma colônia jônica localizada no reino da Macedônia, no norte da Grécia. Seu pai, Nicômaco, era médico do rei Amintas, e deu ao filho estrutura para construir e solidificar seus estudos.

          Ainda aos 17 anos, ingressou na Academia de Platão, em Atenas, onde despertou a atenção de seu mestre, Platão, a ponto de substituí-lo após sua morte. Sua primeira esposa foi Pítias, irmã de Hérmias, que foi morto pelos persas. Após a morte de Hérmias, Aristóteles foi para Mitilene. Depois que sua primeira esposa faleceu, o filósofo casou-se novamente com Hérpilis, com quem teve um filho chamado Nicômaco, a quem Aristóteles dedicou o livro “Ética a Nicômaco”.

          Em 343 se tornou o preceptor de Alexandre, filho do rei Macedônio Felipe II, e grande conquistador da época. Com o assassinato do rei Felipe II, Alexandre assume o trono. Em 335 a.C. Aristóteles retorna para Atenas e, com a ajuda de Alexandre, o filósofo funda sua própria escola, que em pouco tempo, se tornaria um renomado centro de estudos, dividido em diferentes especialidades.

          Com a morte de Alexandre, em 323 a.C., houve um aumento do sentimento antimacedônico em Atenas. E, além disso, o partido nacionalista foi reativado por Demóstenes. Tudo isso deixou a situação de Aristóteles delicada. Foi acusado, assim como Sócrates, de impiedade e teve que se retirar de Atenas, deixando a Teofrasto sua escola. Morreu um ano depois de sua saída, acometido por uma doença estomacal.

Fonte: Site Pensador

Comentários