Msg de Zíbia Gasparetto / Fotografia: Saíra-de-lenço

Verdadeira beleza em cores, a Saíra-de-lenço (Tangara cyanocephala) encanta os olhos daquele que espera para registrar esse momento sem saber quando ou exatamente como ele será.


Tweet


Fotografia
Saíra-de-lenço (Tangara cyanocephala)

          Conhecida por Saíra-de-lenço, Saíra-militar, Saíra-de-pescoço-vermelho, Saíra-de-gola (Florianópolis), Soldadinho e Verdelim (região Nordeste), o Tangara cyanocephala é um passeriforme da família Thraupidae. Seu nome científico significa: do (tupi) Tangará → ata = andar; e carã = em volta; (dançarino); e do (latim) kuanos = azul escuro; e -kephalos, kephalë = com a cabeça, cabeça. ⇒ Dançarino com cabeça azul escuro.

          Ocorre no Sudeste e Sul do Brasil, com populações isoladas de raças geográficas no Nordeste brasileiro (PE, AL e CE). Mede entre 10 e 13 centímetros de comprimento e pesa entre 16 e 21 gramas. Apresenta a evidente faixa vermelho vivo ao redor do pescoço e coroa azul metálico no alto da cabeça. Nas fêmeas a faixa vermelha é mais apagada, tendendo à tonalidade canela. Corpo em tonalidade verde uniforme, com dorso negro e faixa amarela sobre as penas verdes das asas. As aves das populações do Sul do Brasil, tendem a apresentar tamanho corporal acima da média de 11 centímetros de comprimento. Por sua vez, as saíras-militares do Nordeste são menores, com tamanho abaixo da média padrão.

          Sua alimentação vem de frutinhas, insetos, larvas e néctar/pólen de flores. Frequentam pomares e comumente são vistos em bandos mistos se alimentando em pequenos arbustos e até mesmo sobre vegetação rasteira. Normalmente se reproduzem de setembro a dezembro, com ninhos em formato de taça de geralmente 3 ovos, feito em bromélias e emaranhados de epífitas, à média e elevada altura. Macho e fêmea cuidam dos filhotes.

Fonte: Site WikiAves

Autora da Msg

Zíbia Gasparetto (29 de julho de 1926)

          Escritora espírita, ficou conhecida por escrever livros através da mediunidade. É mãe do apresentador de televisão, escritor e psicólogo Luiz Antonio Gasparetto. Zíbia Alencastro Gasparetto nasceu em Campinas, São Paulo, no dia 29 de julho de 1926. Descendente de italianos despertou vocação para a escrita desde a infância, quando já escrevia contos policiais. Com 20 anos casou-se com Aldo Luiz Gasparetto, com quem teve quatro filhos.

          Zíbia Gasparetto começou seu interesse pela doutrina espírita em 1950, quando de repente no meio da noite, passou a andar pela casa falando alemão, idioma que não dominava, surpreendendo e assustando seu marido. No dia seguinte procurou ajuda em um centro espírita sendo aconselhada a ler o “Livro dos Espíritos”, obra de Allan Kardec e essencial para o entendimento da doutrina espírita. Certo dia, ao estudar a doutrina, junto com seu marido, começou a sentir fortes dores no braço direito e sua mão começou a se movimentar sem parar. Nesse momento, seu marido colocou um lápis em sua mão e um papel em sua frente. Dessa forma, uma vez por semana, Zíbia começou a psicografar seu primeiro romance, intitulado “O Amor Venceu”, assinado pela entidade identificada com o nome de Lucius.

          O romance “O Amor Venceu” foi publicado em 1958. A obra conta uma história que se passa em Tebas, cidade do Egito Antigo, e narra a dor do amor impossível entre dois casais que buscam resgatar a sua verdadeira existência. Baseado nas leis da reencarnação procura explicar os mistérios em que a humanidade parece se debater, buscando elucidar os fatos da época, com base no estudo de diferentes povos e civilizações.

          Zíbia Gasparetto não parou mais de escrever. É uma escritora espiritualista e uma das poucas com vários livros no ranking de vendas. Entre suas obras destacam-se: "Laços Eternos" (1976), “Quando Chega a Hora” (1999), “Ninguém é de Ninguém” (2000), “A Verdade de Cada Um” (2002), “Tudo Vale a Pena” (2003), “O Amanhã a Deus Pertence” (2003), “Nada é Por Acaso” (2006), “Vencendo o Passado” (2008), “Laços Eternos” (2009), “Pensamentos” (2010), “A Vida Sabe o Que Faz” (2011) e “Só o Amor Consegue” (2013).

Fonte: Site eBiografia

Comentários