Msg de Chico Xavier / Fotografia: Ilha Comprida (Vale do Ribeira - SP)

Indescritível nascer do Sol no mar de Ilha Comprida, no Vale do Ribeira, litoral Sul de São Paulo. Relembrando Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim"


Tweet


Fotografia

Ilha Comprida (Vale do Ribeira - SP)


          Privilegiada pela natureza, a Ilha Comprida não tem problema de espaço e nem de poluição em seus 74 quilômetros de orla marítima. Suas praias são classificadas pela Cetesb como “sistematicamente boas” para o banho, o mais alto grau de qualidade durante o ano inteiro. E, em termos de extensão, a Ilha justifica seu nome: há quem diga que se trata da segunda maior praia do país.

          O município conta com praias desertas, distantes dos centros comerciais, para quem gosta de tranquilidade. Além das praias badaladas – localizadas no Boqueirão Norte e proximidades – onde estão os quiosques na orla, com intenso movimento, música e quadras esportivas.

Fonte: Site da Prefeitura da Estância Balneária de Ilha Comprida

Autor da Msg
Chico Xavier (1910 - 2002)

          Nascido na cidade mineira de Pedro Leopoldo, dia 02 de abril de 1910, Chico Xavier foi batizado com o nome de Francisco de Paula Cândido em homenagem ao santo do dia de seu nascimento. Educado na fé católica, teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, quando começou a desenvolver sua mediunidade. Em 1966, após voltar de sua segunda viagem aos Estados Unidos, mudou oficialmente seu nome para Francisco Cândido Xavier.

          Psicografou mais de 400 livros, mas não admitia ser o autor de nenhuma obra, pois insistia reproduzir apenas o que os espíritos ditavam. Nunca aceitou o dinheiro lucrado com a venda de seus livros, doando os direitos autorais para a FEB – Federação Espírita Brasileira. Parnaso de Além-Túmulo, o seu primeiro livro com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, foi publicado pela primeira vez em 1932. Psicografou cerca de dez mil cartas “de mortos para suas famílias”, nunca tendo cobrado por isso. As cartas eram tidas como psicografias autênticas pelos familiares e algumas chegaram a ser aceitas como provas em casos de julgamentos jurídicos. Sua entrevista, ao vivo, cedida ao programa Pinga-Fogo da TV Tupi, em 28 de julho de 1971, conseguiu a maior audiência da história da TV brasileira. E em 1981 foi indicado para o Premio Nobel da Paz.

          Chico Xavier desencarnou em  Uberaba, em 30 de junho de 2002, com 92 anos de idade, dia em que o Brasil foi pentacampeão mundial de futebol. Após isso, as duas casa onde ele morou - entre 1948 e 1959 e entre 1959 e 2002 - e o interior da Fazenda Modelo de Pedro Leopoldo, onde ele trabalhou como datilógrafo entre 1930 e o final dos anos 50, foram transformadas em museus sem fins lucrativos. O Memorial Chico Xavier é uma obra construída pelo Instituto Chico Xavier e a Prefeitura de Uberaba, em homenagem a Chico Xavier, para que sua história seja perpetuada.

Fonte: Instituto Chico Xavier

Comentários