Msg de Pitágoras / Fotografia: Ninho em Itaguaré (Bertioga-SP)

Felicidade ao chegar na Praia de Itaguaré, em Bertioga, litoral de São Paulo, e registrar um ninho onde é possível ver neste passarinho a dependência comum a todos os filhotes


Fotografia
Ninho em Itaguaré (Bertioga, SP)

          Com mais de 90% de seu território em preservação permanente, a Estância Balneária de Bertioga reserva uma experiência sem igual quando o assunto é natureza e história. Destino certo de quem quer conhecer o valor da cultura caiçara, tão característica no litoral brasileiro.


          Certificada como Município Verde Azul, Bertioga conta com 33 km de praias ideais para o banho de mar com a família e para o turismo de acessibilidade. A Praia de Itaguaré é o destino ideal de quem busca um contato com a natureza. O local está preservado por lei, com a criação do Parque Estadual Restinga Bertioga.

          Rios de Bertioga - A bacia hidrográfica de Bertioga é uma das maiores da Região Metropolitana da Baixada Santista e está dividida em três rios principais: Itapanhaú, Itaguaré e Guaratuba. Conta também com os rios Itatinga e Jaguareguava, que deságuam no próprio Itapanhaú. Os rios e suas grandes extensões de maguezais são um ótimo passeio para quem gosta de curtir a natureza ou a pesca amadora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Bertioga


Autor da Msg
Pitágoras (580-497 a.C.)

          Pitágoras (580-497 a. C.) foi um importante matemático e filósofo grego da Antiguidade. Autor do “Teorema de Pitágoras”, desenvolveu trabalhos na área da Matemática, Geografia, Música, Medicina e Filosofia. Nasceu na ilha de Samos, no mar Egeu, Grécia, provavelmente no ano de 580 a. C. Ainda jovem impressionava os mestres das escolas de Samos. Com 16 anos de idade, foi enviado para Mileto para estudar com Tales, o maior sábio da época, que impressionado com os conhecimentos do aluno, passou a estudar suas descobertas de Geometria e Matemática.

          Em busca de novos conhecimentos, Pitágoras viajou pela Síria, Arábia, Caldeia, Pérsia, Índia e Egito, onde morou por mais de vinte anos, e se tornou sacerdote. Observando as pirâmides, desenvolveu o importante “Teorema de Pitágoras”, que na linguagem dos matemáticos, diz que a soma dos quadrados dos catetos (lados menores) é igual ao quadrado da hipotenusa (o lado maior).

          Em 529 a. C. de volta a Samos, é expulso pelo ditador Polícrates, que proibia escolas e templos. Seguiu para o Sul da Itália, em Crotone, onde fundou uma irmandade religiosa, dedicada à Matemática, à Religião, à Filosofia e Política. Pitágoras e seus adeptos acreditavam que a alma humana fosse imortal e retornasse a Terra, sempre em diferentes pessoas.

          Atribui-se a Pitágoras o desenvolvimento do sistema decimal, da tábua de multiplicação e das proporções aritméticas. Os pitagóricos deram a Copérnico a primeira ideia de que o Sol era o centro do Universo. Acreditava que a Terra, as estrelas, os planetas e o Universo como um todo eram esféricos e que os caminhos percorridos pelos planetas fossem circulares.

          Como matemático, Pitágoras não se contentava em dizer frases, tudo era provado geometricamente com um teorema, entre eles: a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual à soma de dois ângulos retos. O volume de um cubo é igual a sua aresta multiplicada três vezes por si mesma, originando a expressão “elevar ao cubo”.

          Pitágoras faleceu provavelmente no ano de 497 a. C. em Metaponto, região sul da Itália.

Fonte: Site Pensador

Comentários