Msg de Martin Luther King / Fotografia: Mirante do Morro São João Batista (Cananéia-SP)

Escadarias do mirante localizado no Morro São João Batista, no município de Cananéia, do Vale do Ribeira, no litoral Sul de São Paulo, de onde se pode observar o complexo estuarino lagunar, a cidade, as praias e as ilhas da região.


Tweet

Fotografia
Mirante do Morro São João Batista (Cananéia-SP)

          O Morro São João Batista e a Trilha do Mirante são atrativos turísticos localizados na Ilha de Cananéia, município do Vale do Ribeira, no litoral Sul de São Paulo. É um elemento marcante na paisagem ambiental da cidade. No morro existe uma trilha, cujo percurso dentro da Mata Atlântica permite chegar a um mirante de onde se observa o complexo estuarino lagunar, a cidade, as praias e as ilhas da região.


          Cananéia está no centro de um corredor biológico de 110 quilômetros que se estende desde a foz do Rio Ribeira em Iguape (SP) até a Baía de Paranaguá (PR) e é um dos maiores berçários de vida marinha do Planeta. O município tem 1.358 km², população de aproximadamente 15 mil habitantes, clima ameno e temperatura média do mar entre 22 e 28 º C. Na diversidade desse ambiente você encontra o Parque Estadual da Ilha do Cardoso (PEIC), cachoeiras, comunidades caiçaras e quilombolas, além de curiosidades da história desta Cidade que foi o primeiro povoado fundado no Brasil, suas lendas, fauna, flora, festas e culinária.

          Outros roteiros turísticos podem ser feitos através de barcos, como a Gruta de Nossa Senhora de Fátima ou os Argolões de Bronze encravados na pedra, que serviam para amarrar as caravelas da expedição de Martim Afonso. A melhor de todas as recompensas turísticas é observar os botos-cinza que se aproximam dos barcos.

Fonte: Site da Prefeitura de Cananéia

Autor da Msg
Martin Luther King (15 de janeiro de 1929 - 4 de abril de 1968)

         "Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados pelo caráter, e não pela cor da pele." Este é um trecho do famoso discurso de Martin Luther King, em Washington, capital dos Estados Unidos, proferido dia de 28 de agosto de 1963, em manifestação que reuniu milhares de pessoas pelo fim do preconceito e da discriminação racial.

          Líder pacifista norte-americano, Martin Luther King Jr. nasceu dia 15 de janeiro de 1929, em  Atlanta, e era filho e neto de pastores protestantes batistas. Fez seus primeiros estudos em escolas públicas segregadas e graduou-se no prestigioso Morehouse College, em 1948. Formou-se em Teologia pelo Seminário Teológico Crozer e, em 1955, concluiu o doutorado em Filosofia pela Universidade de Boston. Lá conheceu sua futura esposa, Coretta Scott, com quem teve quatro filhos.

          Em 1954, Martin Luther King iniciou suas atividades como pastor em Montgomery, capital do estado do Alabama. Envolvendo-se no incidente em que Rosa Parks se recusou a ceder seu lugar para um branco num ônibus, King liderou um forte boicote contra a segregação racial. O movimento durou quase um ano, King chegou a ser preso, mas ao final a Suprema Corte decidiu pelo fim da segregação racial nos transportes públicos.

          Em 1957 tornou-se presidente da Conferência da Liderança Cristã do Sul, intensificando sua atuação como defensor dos direitos civis por vias pacíficas, tendo como referência o líder indiano Mahatma Gandhi. Em 1959, voltou para Atlanta para se tornar vice-pastor na igreja de seu pai. Nos anos seguintes participou de inúmeros protestos, marchas e passeatas, sempre lutando pelas liberdades civis dos negros. Luther King foi preso e torturado diversas vezes e sua casa chegou a ser atacada por bombas.

          Em 1963 Martin Luther King conseguiu que mais de 200 mil pessoas marchassem pelo fim da segregação racial em Washington. Nesta ocasião proferiu seu discurso mais conhecido, "Eu Tenho um Sonho". Dessas manifestações nasceram a lei dos Direitos Civis, de 1964, e a lei dos Direitos de Voto, de 1965. Em 1964, recebeu o Prêmio Nobel da Paz. E no início de 1967, King uniu-se aos movimentos contra a Guerra do Vietnã. Em abril de 1968, foi assassinado a tiros por um opositor, num hotel na cidade de Memphis, onde estava em apoio a uma greve de coletores de lixo.

Fonte: Uol Educação

Comentários