Msg de Albert Einstein / Fotografia: Espetáculo Solar

Verdadeiro Rei deste Planeta mostrando sua majestade em mais um Pôr-do-Sol. Neste registro, o espetáculo Solar foi fotografado no litoral Sul do Rio de Janeiro


Tweet

Fotografia
Espetáculo Solar

          O Sol, considerado Astro-Rei, é a estrela central do Sistema em que o Planeta Terra se encontra. É a estrela mais próxima da Terra e a que assegurou as condições necessárias de vida deste Planeta. Ele é basicamente uma bola de gás incandescente a temperaturas inimagináveis (5.785 K, temperatura efetiva) e, embora esteja a milhões de quilômetros da terra (1,496 x 10³³ quilômetros) tem fortes influências sobre nós.

          Composto basicamente por hélio, carbono, hidrogênio (cerca de 91%) e oxigênio, o Sol é composto por um núcleo, uma zona radiativa, a zona convectiva, onde o gás em ebulição do interior do Sol sobe até atingir a próxima camada e perde calor, descendo novamente; a fotosfera composta por grânulos de até 5.000 quilômetros de diâmetro, que nada mais são que a parte superior da camada convectiva onde o gás, que subiu perde calor e torna a descer dando a aparência característica de líquido borbulhante e formando em alguns lugares as chamadas “manchas solares” devido a interferência do campo magnético solar; a cromosfera, formada por pontos brilhantes na superfície solar (espículas) que podem atingir 7.000 quilômetros de altura, mas só são observáveis durante os eclipses solares; e a coroa solar, camada mais rarefeita composta por átomos de ferro, níquel, neônio e cálcio várias vezes ionizados, o que significa que a temperatura da coroa solar deve estar em torno dos 1 milhão de graus Kelvin.

          É da coroa solar que emana o chamado “vento solar” uma nuvem de partículas que provoca perda de massa pelo Sol e atinge a Terra a cerca de 400 km/s, sendo capturado pela gravidade da terra e dando origem aos fenômenos das auroras polares. Ao serem capturados pela gravidade da terra formam o que é conhecido como “cinturão de Van Allen”. Na superfície do Sol costumam aparecer algumas protuberâncias que estão relacionadas aos fenômenos magnéticos deste, assim como as manchas os ventos solares.

Fonte: Site Info Escola - Navegando e Aprendendo

Autor da Msg
Albert Einstein (1879 - 1955)

          Albert Einstein foi um físico e humanista alemão de origem judaica, naturalizou-se suíço e, posteriormente, norte-americano. Educado em Munique e na Suíça, fez doutorado em Zurique em 1905, quando publicou seus primeiros trabalhos sobre a análise matemática do movimento de Brown, o efeito fotoelétrico, o estabelecimento da equivalência massa-energia e a exposição dos fundamentos da teoria especial (ou restringido) da relatividade.

          Estes temas vão impulsionar uma mudança espetacular e revolucionária da concepção do mundo físico baseado na geometrização espaço-temporal da física moderna. A partir de 1910 aprofundou a teoria da relatividade e, em 1916, publicou o resultado dos seus esforços, recebendo o Prêmio Nobel de Física em 1921. A partir daí, viajou pela Europa, Estados Unidos e Ásia.

          Em 1933, pela sua condição de judeu, teve que se exilar da Alemanha e se instalar em Princeton (Estados Unidos). E foi em 1939 que, numa famosa carta, advertiu ao presidente Roosevelt sobre o perigo da Alemanha ter se adiantado na descoberta das possibilidades da energia nuclear, o que propiciou a realização do Projeto Manhattan (criação das primeiras bombas atômicas). Apesar desta contribuição para a investigação bélica, foi um pacifista militante.

Fonte: Site Pensador.com

Comentários