Msg Hebreus: Ilha do Cardoso (Vale do Ribeira, SP)

Parque Estadual da Ilha do Cardoso, no município de Cananéia, região do Vale do Ribeira, extremo Sul do litoral de São Paulo


Fotografia
Parque Estadual da Ilha do Cardoso (SP)

          O Parque Estadual da Ilha do Cardoso, localizado no Litoral Sul de São Paulo, possui 13.500 hectares e foi criado em 1962 pelo Decreto Estadual nº 40.319. Encontra-se no município de Cananéia (a 272 quilômetros de São Paulo), no Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que se estende de Peruíbe até a cidade de Paranaguá, no Estado do Paraná. A região abrange 200 quilômetros de litoral e conserva a maior parte das áreas remanescentes de Mata Atlântica. São encontrados todos os tipos de vegetação nativa costeira, que proporcionam uma variedade extraordinária de ambientes e uma alta diversidade biológica.

          É considerado um dos maiores criadouros de espécies marinhas do Atlântico Sul. Por estar situado em uma área prioritária da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, o Parque foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO, em 1992, como Patrimônio Natural da Humanidade, apresentando inúmeros atributos que justificam sua importância internacional.

          As praias e costões rochosos podem ser vistos na face da Ilha que recebe as águas do oceano, onde se encontram as praias do Itacuruçá, Ipanema, Cambriú, Fole Pequeno, Foles, Lages e Marujá. Os manguezais se formam no Canal do Ararapira e na Baía de Trapandé, na face ocidental da Ilha. Além disso, uma extensa restinga cobre a maior parte de sua planície.

          Possui, em seu interior, seis comunidades tradicionais que desempenham um papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental e na conservação da cultural local. A mais desenvolvida é a comunidade do Marujá. Destaca-se entre as unidades de conservação paulistas por ser um dos primeiros parques a elaborar seu plano de manejo, envolvendo os diversos segmentos da sociedade, tendo sido aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, no dia 24 de outubro de 2001.

Fonte: Sites do Governo do Estado de São Paulo e Prefeitura de Cananéia

Comentários