Msg de Carl Jung / Fotografia: Barra do Una na Estação Ecológica Juréia Itatins (Peruíbe - SP)

À beira do Rio Una, observando a beleza de um dia chuvoso na Estação Ecológica Juréia Itatins, localizada no município de Peruíbe, litoral Sul de São Paulo.


Tweet

Fotografia
Barra do Una na Estação Ecológica Juréia Itatins (Peruíbe - SP)

          A praia da Barra do Una, em Peruíbe, é um paraíso ecológico, com uma pequena vila de pescadores, localizada na Estação Ecológica Juréia-Itatins, litoral Sul de São Paulo. Tem dois quilômetros de águas claras e limpas, larga faixa de areia escura e dura, vegetação de restinga e cercada por morros ao fundo e no canto esquerdo.

          No canto esquerdo um morro com um costão de pedras faz divisa com a Praia do Caramborê, e no canto direito deságua o Rio Una do Prelado com águas escuras. A praia tem grande diversidade de ecossistemas: mangue, mata, restinga, várzea e dunas. Após a foz do Rio Una do Prelado fica uma grande área pertencente à Estação Ecológica, com acesso proibido.

          O acesso até a Praia Barra do Una, na Juréia, é feito por uma estrada sinuosa e asfaltada que sai da Praia do Centro e vai até a Praia do Guaraú, em trecho de cerca de oito quilômetros. Após a Praia do Guaraú, segue-se por mais 16 quilômetros em trecho de terra, não recomendado em dias de chuva. A praia tem uma pequena estrutura comercial e campings que atendem aos turistas.

Fonte: Prefeitura Municipal da Estância Balneária de Peruíbe

Autor da Msg
Carl Jung (1875 - 1961)

          Psiquiatra suíço, fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung nasceu em 26 de julho de 1875, em Kassewil. Foi um dos maiores estudiosos da vida interior do homem e tomou a si mesmo como matéria prima de suas descobertas - suas experiências e suas emoções estão descritas no livro "Memórias, Sonhos e Reflexões". Filho de um pastor protestante, Carl Gustav Jung, quando pequeno, mudou-se para a cidade da Basileia, na época um dos maiores centros de cultura da Europa, onde lá realizou seus primeiros estudos.

          No ano de 1900, formou-se em Medicina pela Universidade da Basileia, iniciando em seguida sua vida profissional no hospital psiquiátrico Burgholzi, em Zurique. Dois anos depois casou-se com Emma Rauschenbach, com quem teria cinco filhos. Em 1903 publicou sua primeira obra, "Psicologia e Patologia dos Fenômenos ditos Ocultos", fruto de sua tese de doutorado. Publicou nos anos seguintes mais três trabalhos, relacionadas à descoberta dos complexos afetivos e das significações nos sintomas das psicoses. Em 1907 Jung visitou Sigmund Freud, o criador da psicanálise, em Viena, iniciando uma estreita colaboração com o mestre, que se mostrou impressionado com o talento do jovem discípulo. Os dois viajaram juntos aos Estados Unidos em 1909, proferindo palestras num centro de pesquisas, e em 1910 foi fundada a "Associação Psicanalítica Internacional", da qual Jung foi eleito presidente.

          As primeiras divergências entre Jung e Freud surgiram em 1912 e logo se tornaram inconciliáveis. A partir do rompimento com Freud, o analista suíço vivenciou um período de depressão e introversão, que o levou a trilhar seu próprio caminho no campo da Psicologia. Em 1917, Jung publicou seus estudos sobre o inconsciente coletivo no livro "A Psicologia do Inconsciente" e, em 1920, apresentou os conceitos de introversão e extroversão na obra "Tipos Psicológicos". A partir daí, Jung construiu as bases da Psicologia Analítica, desenvolvendo a teoria dos arquétipos e incorporando conhecimentos das religiões orientais, da alquimia e da mitologia. Já octogenário, reuniu em livro as memórias de toda a sua vida. Carl Gustav Jung morreu aos 86 anos, dia 6 de junho de 1961, em Küsnacht, na Suíça, como um dos mais influentes pensadores do século 20.

Fonte: Uol Educação

Comentários