Msg de John Lennon / Fotografia: Floresta da Mata Atlântica (Litoral Paulista)

Floresta da Mata Atlântica registrada no litoral paulista. Porque, ainda parafraseando John Lennon: "Eu pensei de verdade, que todos nós seríamos salvos pelo amor." Amemos verdadeiramente a Natureza, pois sua preservação implica diretamente na forma como sobreviverá todo e qualquer ser vivo neste Planeta.


Tweet

Fotografia
Floresta da Mata Atlântica (Litoral Paulista)

          A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí). Hoje, restam 8,5 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%.

          Essa floresta é uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do Planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. A composição original da Mata Atlântica é um mosaico de vegetações definidas como florestas ombrófilas densa, aberta e mista; florestas estacionais decidual e semidecidual; campos de altitude, mangues e restingas.

          Vive na Mata Atlântica atualmente quase 72% da população brasileira, com base nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2014. São mais de 145 milhões de habitantes em 3.429 municípios, que correspondem a 61% dos existentes no Brasil. Destes, 2.481 municípios possuem a totalidade dos seus territórios no bioma e mais 948 municípios estão parcialmente inclusos, conforme dados extraídos da malha municipal do IBGE (2010). O Projeto de Lei da Mata Atlântica, que regulamenta o uso e a exploração de seus remanescentes florestais e recursos naturais, após tramitar por 14 anos no Congresso Nacional, foi sancionado em dezembro de 2006.

          Florestas preservadas contribuem para a purificação do ar, a regulação o clima e a proteção do solo – ajudando a evitar deslizamentos de terra –, além de proteger rios e nascentes, favorecendo o abastecimento de água nas cidades. A Mata Atlântica abriga milhares de espécies de animais e plantas: são mais de 15 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais vertebrados, sem contar os insetos e outros animais invertebrados. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica, que também permite atividades essenciais para a economia, como a agricultura, a pesca, o extrativismo, o turismo, a geração de energia e o lazer.

Fonte: Site SOS Mata Atlântica

Autor da Msg
John Lennon (9 de outubro de 1940 - 8 de dezembro de 1980)

          John Winston Lennon nasceu dia 9 de outubro de 1940, na Inglaterra. Na escola, Lennon sempre foi um garoto rebelde. Com notas baixas, ele era mais preocupado com a música. Sua mãe lhe deu uma guitarra de presente. Formou uma banda chamada Quarry Man e acabou deixando a escola. Após a entrada de Paul na banda, os dois começaram a compor juntos. Mas ao contrário de Paul, que era mais romântico, Lennon escrevia músicas mais explosivas, mais energéticas.

          Em 23 de agosto de 1962, John se casou pela primeira vez com Cynthia Powell, com quem teve um filho, Julian Lennon. Os Beatles estavam em pleno sucesso internacional, quando John lançou seu primeiro livro, em 1964, chamado "In His Own Write", que se tornou um best-seller. Em 1965 os quatro Beatles (Ele, Paul, Ringo e George) receberam da realeza inglesa o título de Membro do Império Britânico (MBE). E mais tarde John criou a maior polêmica ao devolver seu MBE por causa do auxílio da Inglaterra aos Estados Unidos na guerra do Vietnã.

          Mas em 1966 ocorreu o fato mais polêmico da vida de Lennon. Ele teria declarado em uma entrevista a Maureen Cleave que os Beatles eram mais populares que Jesus Cristo, o que causou um sentimento anti-Beatles entre os fãs, que queimaram discos dos Beatles em praças públicas. John Lennon teve que se retratar pedindo desculpas publicamente. Ainda em 1966, fizeram seu último show ao vivo, no Candlestick Park em San Francisco, nos EUA. Em novembro desse ano John Lennon conheceu a artista japonesa chamada Yoko Ono, na "Indica Gallery" de Londres. A relação de John com Yoko crescia fortemente. Após os Beatles voltarem da Índia, onde foram aprender meditação transcendental, John e Cynthia se divorciaram e ele começou a viver com Yoko Ono. Se casaram em 20 de março de 1969, o que desagradou profundamente Paul, George e Ringo. Segundo os três, ela atrapalhava as gravações e ensaios da banda. Yoko foi considerada um dos motivos do fim dos Beatles.

          Em se tratando de música, suas composições junto com Paul concederam aos dois o título de melhores compositores do mundo. Durante os anos de Beatles, Lennon foi mudando completamente sua personalidade. Além de usar barba, óculos, cabelos cumpridos, influenciando a toda uma geração, tornou-se o Beatle mais polêmico. A imprensa o considerava o líder do grupo. Após a separação dos Beatles, Lennon começou sua carreira solo e foi cantando sozinho que Lennon fez sua mais bonita e famosa música: Imagine. Outros grandes sucessos foram Jealous Guy, Woman, Happy Xmas, Mother e Give Peace a Chance. Lennon morreu assassinado em 1980.

Fonte: Site Beatles Home Page

Comentários