Msg de Confúcio / Fotografia: Parapente ou paraglider em São Vicente - SP

Parapente/paraglider sobrevoando próximo à divisa entre as cidades de São Vicente e Santos, durante um fim de tarde na região metropolitana da Baixada Santista, litoral do Estado de São Paulo.


Tweet

Fotografia
Parapente/paraglider em São Vicente - SP

          É comum na orla das cidades de São Vicente e Santos, no litoral de São Paulo, o voo dos praticantes de parapente e asa delta, que saltam do Morro da Asa Delta (Voturuá), frente à praia do Itararé, em São Vicente, a 182 metros de altura acima do nível do mar.

          A origem do nome São Vicente vem do ano 325, na cidade espanhola de Huesca, então Província de Saragoza. Lá nasceu Vicente, padre dedicado que se destacava por seu trabalho, tanto que o bispo de Saragoza, Valério, lhe confiou a missão de pregador cristão e doutrinador catequético. Naquela época, Valério e Vicente enfrentavam o imperador Diocleciano, que perseguia os cristãos na Espanha. Os dois acabaram presos, o bispo banido e Vicente condenadou à tortura. O martírio sofrido por Vicente foi brutal. No final daquele dia 22 de janeiro, mataram e dilaceraram seu corpo, jogando-o às aves de rapina. Relatos contam que um corvo espantava as outras aves, evitando a aproximação das demais. Então, os carrascos decidiram jogá-lo ao mar, sendo o corpo de Vicente resgatado por cristãos, que o sepultaram em uma capela perto de Valência. Depois, seus restos mortais foram levados à Abadia de Castes, na França, onde foram registrados milagres. E em seguida, foram levados para Lisboa, na Catedral da Sé, onde estão até hoje.

          Vicente foi canonizado e recebeu o nome de São Vicente Mártir, hoje santo padroeiro do município de São Vicente, no litoral paulista, e de Lisboa, em Portugal. Desde então, o dia 22 de janeiro é dedicado a ele e, por isso, quando a expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou neste local, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó. O navegador português Martim Afonso de Sousa chegou 30 anos depois, em 22 de janeiro de 1532, enviado pela Coroa Portuguesa para constituir a primeira Vila do Brasil e resolveu batizá-la reafirmando o nome do Santo daquele dia, São Vicente, pois era reconhecidamente um católico fervoroso.

          Santos é um município do litoral paulista, com mar de águas calmas e infraestrutura repleta de atrações para todas as idades, o ano todo. Santos está localizada na Ilha de São Vicente e seus 7 quilômetros de praia se aliam a uma riqueza cultural, histórica e ecológica. A 70 quilômetros de São Paulo, ainda é uma cidade esportiva, uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e se destaca no turismo de negócios.

          Fundada em 26 de janeiro de 1546, Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil e se destaca por sua história de pioneirismos, lutas e posições diante dos principais fatos do desenvolvimento do país. Contando com cerca de 420 mil habitantes (censo de 2010), possui a 17ª economia brasileira e abriga o maior Porto da América Latina.

Fonte: Sites das prefeituras de São Vicente e Santos

Autor da Msg
Confúcio (551 a.C. - 479 a.C.)

          Considerado um dos principais filósofos chineses de todo o Oriente, Confúcio nasceu em 551 a.C. e morreu em 479 a.C. Seus pensamentos compilados nos 'Analectos de Confúcio' é uma obra tão importante para os orientais quanto a Bíblia é para os ocidentais. O livro é um dos poucos registros confiáveis sobre os ensinamentos de Confúcio e é composto por diversos aforismos que o pensador chinês deixou como legados aos seus discípulos e admiradores.

          A vida do pensador começou na região Nordeste da China, onde atualmente se localiza a província Xantung. Veio de uma família abastada formada por seu pai Shu-Liang He que, aos 70 anos, casou-se com sua mãe, Yen Cheng Tsai, de 15. Foi o mais novo dos 15 filhos e perdeu o pai aos três anos de idade, tendo, dessa forma, que trabalhar desde cedo. Com 19 anos, casou-se com Chi-Kuan e teve um filho chamado K’ung Li. Estudou História e Arqueologia até se tornar professor. As influências de sua filosofia foram Lao Tzu, o Taoísmo e K’ung Fu-Tzu. Apesar disso, Confúcio seguiu um caminho diferente, sem se apegar a assuntos como o pós-vida. Seus ensinamentos eram mais centrados em melhorar a relação entre as pessoas. "Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte?" - dizia em um de seus aforismos.

          A carreira de Confúcio tomou uma nova direção quando se tornou filósofo da corte. Com este título, tentava fazer com que os governantes chineses dessem bons exemplos a serem seguidos pela sociedade. Para ele, um bom governo começava com a “virtude interior”, que faria com que os líderes ganhassem respeito dos comandados. Apesar disso, Confúcio desaprovava qualquer tipo de tirania e mantinha a ideologia de que o Estado existia para beneficiar a população.

          Os livros de Confúcio são compilações de seus aforismos e consistem nas seguintes obras: Livro dos Poemas, o Livro da História, o Livro das Etiquetas e o Livro das Mutações (o 1º I Ching). Estes escritos, mesmo após a morte do pensador, foram passados de geração em geração, além de terem ganhado diversas versões como as de Chang Yü, Cheng Hsüan e de Ho Yen.

          Tempo depois, Confúcio foi traduzido para as línguas ocidentais e seus pensamentos tornaram-se bastante conhecidos na Europa e, posteriormente, nas Américas. Atualmente, o Confucionismo tem milhões de seguidores e muitos de seus pensamentos são popularmente conhecidos e utilizados no dia a dia. Frases como "não faça aos outros o que você não quer que seja feito a você”, “o silêncio é um amigo que nunca trai” e “o homem superior atribui a culpa a si próprio; o homem comum aos outros” são de sua autoria.

Fonte: Site Info Escola

Comentários