Msg de Eclesiastes / Fotografia: Floresta da Mata Atlântica

Observe a Natureza, em sua divina perfeição: não há dois seres iguais, nem quando da mesma espécie são. Árvores não esperam condições ideais, crescem adaptando-se ao ambiente em que se encontram.




Tweet

Fotografia
Floresta da Mata Atlântica

          A Mata Atlântica abrangia uma área equivalente a 1.315.460 km2 e estendia-se originalmente ao longo de 17 Estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí). Hoje, restam 8,5 % de remanescentes florestais acima de 100 hectares do que existia originalmente. Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, temos atualmente 12,5%.

          Essa floresta é uma das áreas mais ricas em biodiversidade e mais ameaçadas do Planeta e também decretada Reserva da Biosfera pela Unesco e Patrimônio Nacional, na Constituição Federal de 1988. A composição original da Mata Atlântica é um mosaico de vegetações definidas como florestas ombrófilas densa, aberta e mista; florestas estacionais decidual e semidecidual; campos de altitude, mangues e restingas.

          Vive na Mata Atlântica atualmente quase 72% da população brasileira, com base nas estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2014. São mais de 145 milhões de habitantes em 3.429 municípios, que correspondem a 61% dos existentes no Brasil. Destes, 2.481 municípios possuem a totalidade dos seus territórios no bioma e mais 948 municípios estão parcialmente inclusos, conforme dados extraídos da malha municipal do IBGE (2010). O Projeto de Lei da Mata Atlântica, que regulamenta o uso e a exploração de seus remanescentes florestais e recursos naturais, após tramitar por 14 anos no Congresso Nacional, foi sancionado em dezembro de 2006.

          Florestas preservadas contribuem para a purificação do ar, a regulação o clima e a proteção do solo – ajudando a evitar deslizamentos de terra –, além de proteger rios e nascentes, favorecendo o abastecimento de água nas cidades. A Mata Atlântica abriga milhares de espécies de animais e plantas: são mais de 15 mil espécies de plantas e mais de 2 mil espécies de animais vertebrados, sem contar os insetos e outros animais invertebrados. Das 633 espécies de animais ameaçadas de extinção no Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica, que também permite atividades essenciais para a economia, como a agricultura, a pesca, o extrativismo, o turismo, a geração de energia e o lazer.

Fonte: Site SOS Mata Atlântica


Autor da Msg
Eclesiastes

          O Livro de Eclesiastes não identifica diretamente o seu autor, ainda assim, a crença convencional é de que o autor era na verdade Salomão, embora existam alguns indícios no contexto que podem sugerir que uma outra pessoa escreveu o livro após a morte de Salomão, possivelmente centenas de anos mais tarde. O reinado de Salomão como rei de Israel durou de cerca de 970 a.C. até cerca de 930 a.C. e o livro de Eclesiastes foi provavelmente escrito no final do seu reinado, em aproximadamente 935 a.C.

          Eclesiastes é um livro de perspectiva. A narrativa do “Pregador”, ou “Sábio”, revela a depressão que inevitavelmente resulta da procura da felicidade em coisas mundanas. Este livro dá aos Cristãos a oportunidade de ver o mundo através dos olhos de uma pessoa que, apesar de muito sábio, está tentando encontrar sentido em coisas humanas e temporárias. Quase todas as formas de prazer mundano são exploradas pelo Pregador, e nenhuma delas lhe dá sentido algum.

          No final, o pregador chega a aceitar que a fé em Deus é a única maneira de encontrar um significado pessoal. Ele decide aceitar o fato de que a vida é breve e, no fim das contas, inútil sem Deus. O pregador aconselha o leitor a concentrar-se em um Deus eterno, em vez de prazer temporário. A palavra traduzida como “vaidade” aparece muitas vezes e é usada para enfatizar a natureza temporária das coisas mundanas.

          Para todas as vaidades descritas no livro de Eclesiastes, a resposta é Cristo. Cada decepção e vaidade descrita em Eclesiastes encontra a sua solução em Cristo, na sabedoria de Deus e no único verdadeiro significado a ser encontrado na vida. Aplicação Prática: Eclesiastes oferece ao Cristão a oportunidade de compreender o vazio e o desespero com os quais aqueles que não conhecem a Deus têm que lidar.

Fonte: 1 Só Corpo


Comentários