Msg de Mário Quintana / Fotografia: Centro de Santos - SP

O nascer da Superlua de 29 de agosto de 2015 sobre o Centro Histórico de Santos, registrado do alto do Monte Serrat



Tweet

Fotografia

Centro de Santos - SP

          Santos é um município do litoral paulista, com mar de águas calmas e infraestrutura repleta de atrações para todas as idades, o ano todo. Santos está localizada na Ilha de São Vicente e seus 7 quilômetros de praia se aliam a uma riqueza cultural, histórica e ecológica.

          A 70 quilômetros de São Paulo, Santos ainda é uma cidade esportiva, uma das principais rotas de cruzeiros marítimos e se destaca no turismo de negócios, com um dos mais completos complexos de eventos do Brasil.

          Histórico - Santos é uma das cidades mais antigas do Brasil. Fundada em 26 de janeiro de 1546, é destacada por sua história de pioneirismos, lutas e posições diante dos principais fatos do desenvolvimento do país. Contando com cerca de 420 mil habitantes (censo de 2010), possui a 17ª economia brasileira e abriga o maior Porto da América Latina.

Fonte: Site Turismo Santos.com

Autor da Msg
Mário Quintana (30 de julho de 1906 - 5 de maio de 1994)

          Mario de Miranda Quintana nasceu na cidade em 30 de julho de 1906, em Alegrete (RS), filho do farmacêutico Celso de Oliveira Quintana e Virgínia de Miranda Quintana. Com sete anos, é alfabetizado pelos pais, aprendendo também noções de francês. Em 1919, com 13 anos incompletos, transfere-se para a cidade de Porto Alegre, onde ingressa no Colégio Militar. Lá, começa a escrever seus primeiros textos literários.

          Em 1925, retorna a Alegrete, passando a trabalhar na farmácia do pai. Em um período de apenas dois anos após a mudança, viria a testemunhar o falecimento de ambos.
Nesse ínterim, seu conto 'A Sétima Personagem' é premiado em concurso promovido pelo jornal porto-alegrense Diário de Notícias. Sua carreira jornalística inicia-se em 1929, com a contratação pelo diário O Estado do Rio Grande. No ano seguinte, a Revista do Globo e o Correio do Povo.

          Entusiasmado com a revolução liderada pelo também gaúcho Getúlio Vargas, em 1930, passa uma temporada de seis meses no Rio de Janeiro como voluntário do Sétimo Batalhão de Caçadores de Porto Alegre. No ano seguinte, retorna à capital gaúcha, retomando o trabalho na redação de O Estado. Em 1934, é publicada sua primeira tradução, a da obra 'Palavras e Sangue', do autor italiano Giovanni Papini. Como funcionário da Editora Globo, traduz mais de cem obras da Literatura mundial. Em 1940, aos 34 anos, publica seu primeiro livro 'A rua dos cataventos', com temática infantil.

          Seu quinto livro, 'O Aprendiz de Feiticeiro', publicado, em 1950, pela Editora Fronteira, de Porto Alegre, obtém grande repercussão nos meios literários. No ano seguinte, lança o livro 'Espelho Mágico', uma coleção de quartetos com comentários de Monteiro Lobato na orelha. Contudo, sua obra só ganharia reconhecimento nacional em 1966, quando o autor ganha o Prêmio Fernando Chinaglia, da União Brasileira dos Escritores, pela obra 'Antologia Poética'. No mesmo ano, recebe homenagem da Academia Brasileira de Letras.

          Em 5 de maio de 1994, Mario Quintana falece no Hospital Moinhos de Vento, na capital gaúcha, em decorrência de uma pneumonia. Durante sua vida, não se casou nem teve filhos. Sua herança para a família foi um acervo de grande valor em obras literárias.

Fonte: Site Info Escola Navegando e Aprendendo

Comentários