Msg de Nelson Mandela / Fotografia: Quero-quero

Quero-quero (Vanellus chilensis) que se alimentava à beira de um rio no litoral paulista, com seus esporões expostos durante o voo.


Fotografia

Quero-quero (Vanellus chilensis)

          O Quero-quero, Quem-quem, Tetéu, Xexéu ou também conhecido como Abibe-do-Sul é uma ave da ordem Charadriiformes, da família Charadriidae. Seu nome científico significa: do (latim) vanellus = diminutivo de vannus = abibe (nome popular de uma ave passeriforme que habita Portugal); e chilensis = referente ao pais do Chile, originário do Chile. ⇒ Pequena Abibe do Chile ou Abibe-do-Sul chilense.

          Entre suas características, mede 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 277 gramas. Possui um esporão pontudo, ósseo, com 1 centímetro de comprimento no encontro das asas, uma faixa preta desde o pescoço ao peito e ainda umas penas longas (penacho) na região posterior da cabeça. Tem um desenho chamativo de preto, branco e cinzento na plumagem e sua íris e pernas são avermelhadas. O esporão é exibido a rivais ou inimigos com um alçar de asa ou durante o voo.

          O Quero-quero se alimenta de invertebrados aquáticos e peixinhos que encontra na lama. Para capturá-los, ele agita a lama com as patas para provocar a fuga de suas presas. Também se alimenta de artrópodes e moluscos terrestres. Para se reproduzir, a fêmea põe normalmente de três a quatro ovos na Primavera. Nidificam em uma cavidade esgravatada no solo, os ovos têm formato de pião ou pera, forma adequada para rolarem ao redor de seu próprio eixo e não lateralmente, sendo manchados, confundindo-se perfeitamente com o solo. Quando os adultos são espantados do ninho fingem-se de feridos a fim de desviar dali o inimigo. O macho torna-se agressivo até mesmo a um homem. Os filhotes são nidífugos: capazes de abandonar o ninho quase que imediatamente após o descascamento do ovo.

          Costuma viver em banhados e pastagens, é visto em estradas, campos de futebol e próximo a fazendas, frequentemente longe d'água. O Quero-quero é sempre o primeiro a dar o alarme quando algum intruso invade seus domínios. É uma ave briguenta, que provoca rixa com qualquer outra espécie habitante da mesma campina. É uma ave típica da América do Sul, sendo encontrado desde a Argentina e leste da Bolívia até a margem direita do baixo Amazonas e principalmente no Rio Grande do Sul, no Brasil. Habita as grandes campinas úmidas e os espraiados dos rios e lagoas.

Classificação Científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Subordem: Charadrii
Família: Charadriidae (Leach, 1820)
Espécie: V. chilensis
Nome Científico: Vanellus chilensis (Molina, 1782)
Nome em Inglês: Southern Lapwing

Fonte: Site Wiki Aves

Autor da Msg
Nelson Mandela (18 de julho de 1918 - 05 de dezembro de 2013)

          Rolihlahla Madiba Mandela nasceu em 18 de julho de 1918, em Mvezo, pequena vila no Cabo Oriental, África do Sul, localizada às margens do rio Mbashe, Distrito de Livingstone, que durante o período do apartheid pertencia à Transkei. Nelson Mandela foi o principal representante do movimento antiapartheid, era considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade e pelo governo sul-africano um terrorista, que passou quase três décadas na cadeia.

          De etnia Xhosa, aos sete anos Mandela tornou-se o primeiro membro da família a frequentar a escola, onde lhe foi dado o nome inglês "Nelson". Seu pai morreu logo depois e Nelson seguiu para uma escola próxima ao Palácio do Regente. Seguindo as tradições Xhosa, foi iniciado na sociedade aos 16 anos, seguindo para o Instituto Clarkebury, onde estudou Cultura Ocidental. Em 1934, Mandela mudou-se para Fort Beaufort, cidade com escolas que recebiam a maior parte da realeza Thembu, e ali se interessou por boxe e corridas. Matriculou-se no curso de Direito na Universidade de Fort Hare, onde conheceu Oliver Tambo. Mas ao final do primeiro ano, Mandela se envolveu com o movimento estudantil num boicote contra as políticas universitárias, sendo expulso da Universidade. Dali foi para Johanesburgo, onde terminou sua graduação na Universidade da África do Sul (UNISA) por correspondência, continuando seus estudos de Direito na Universidade de Witwatersrand.

          Como jovem estudante de direito, Mandela se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que negava direitos políticos, sociais e econômicos aos negros (maioria da população), mestiços e indianos (uma expressiva colônia de imigrantes). Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (CNA) em 1942 e dois anos depois fundou, com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA. Depois da eleição de 1948 dar a vitória aos afrikaners (Partido Nacional), que apoiavam a política de segregação racial, Mandela tornou-se mais ativo no CNA, tomando parte do Congresso do Povo (1955), que divulgou a Carta da Liberdade – documento contendo um programa fundamental para a causa antiapartheid.

          Em agosto de 1962, Nelson Mandela foi preso após informes da CIA (Agência Central de Inteligência dos EUA) à polícia sul-africana, sendo sentenciado a cinco anos de prisão por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 1964 foi condenado a prisão perpétua por sabotagem (o que Mandela admitiu) e por conspirar para ajudar outros países a invadir a África do Sul (o que Mandela nega). No decorrer dos 27 anos que ficou preso, o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas antiapartheid em vários países. Permaneceu preso até fevereiro de 1990, quando a campanha do CNA e a pressão internacional conseguiram que ele fosse libertado em 11 de fevereiro, aos 72 anos, por ordem do presidente Frederik Willem de Klerk. Nelson Mandela e Frederik de Klerk dividiram o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

          Como presidente do CNA (de julho de 1991 a dezembro de 1997) e primeiro presidente negro da África do Sul (de maio de 1994 a junho de 1999), Mandela comandou a transição do regime de minoria no comando, o apartheid, ganhando respeito internacional por sua luta em prol da reconciliação interna e externa. Casou-se três vezes. A primeira esposa de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, da qual se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois se casou com Winnie Madikizela, com quem ficou 38 anos, divorciando-se em 1996. E no 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano. Em junho de 2004, aos 85 anos, Mandela anunciou que se retiraria da vida pública, exceto por seu compromisso em lutar contra a AIDS. Nelson Mandela faleceu em 2013, aos 95 anos, em sua casa na África do Sul.

Fonte: Site Uol Educação

Comentários