Msg de Cecília Meireles / Fotografia: Praia de Araçatiba (Ilha Grande - RJ)

Noite estrelada na Praia de Araçatiba, localizada na paradisíaca Ilha Grande, no litoral Sul do Rio de Janeiro



Tweet

Fotografia
Praia de Araçatiba (Ilha Grande - RJ)

          A Ilha Grande está localizada no litoral Sul do Rio de Janeiro, é um distrito de Angra dos Reis e considerada a “Pérola da Costa Verde”. Com relevo montanhoso e florestas que contrastam com a riqueza de sua costa, oferece ao turista 193 quilômetros quadrados entre as 106 praias, cachoeiras, riachos e uma vegetação exuberante.

          A Vila do Abraão é onde se concentra o maior núcleo de população, hotéis, pousadas, campings e restaurantes. De lá saem diariamente saveiros para passeios em diversos pontos da ilha, que é toda cortada por trilhas que ligam vilas e praias, tornando-se uma ótima opção para os adeptos ao trekking. Além da Vila do Abrão, toda costa noroeste - desde Freguesia de Santana até a Vila de Provetá - já tem luz elétrica desde julho de 2001.

         Araçatiba é a segunda mais importante comunidade em atividade turística e ponto de partida para passeios de barco e ótimas caminhadas ecológicas. A Enseada de Araçatiba abrange uma extensa área da costa, composta por seis praias: Praia Grande de Araçatiba (principal), Araçatibinha ou Praia de Araçatiba, Praia do Viana, Praia da Cachoeira, Praia Vermelha e Praia de Itaguaçú. Todas comunicam-se por trilhas.

          Uma das praias mais famosas da ilha é a Praia de Lopes Mendes, ideal para a prática do surfe. O pico mais alto da ilha é a Pedra D'Água, com 1.030 metros de altitude, mas ainda existe o Bico do Papagaio. São três horas de caminhada partindo da Vila de Abraão para chegar ao segundo maior local com 980 metros de altitude. De cima pode-se observar as praias do Caixadaço, Parnaióca e de Dois Rios. Além das belezas naturais, a Ilha Grande faz parte da história do Brasil. Na Praia de Dois Rios estão as ruínas do Instituto Penal Cândido Mendes. O presídio da Ilha Grande, já desativado, teve entre seus detentos figuras ilustres como o escritor Graciliano Ramos, o jornalista Fernando Gabeira e a lendária “Madame Satã”.

Fonte: Sites Prefeitura de Angra dos Reis e ilhagrande.com.br

Autora da Msg
Cecília Meireles (1901 - 1964)

          Cecília Benevides de Carvalho Meireles, nascida no Rio de Janeiro, dia 7 de novembro de 1901, foi jornalista, poetisa, professora, pintora e é considerada uma das vozes mais importantes das literaturas de língua portuguesa. Como professora ensinou línguas, literatura, música, folclore e teoria educacional. Umas das maiores escritoras brasileiras, com mais de 50 obras publicadas, publicou seu primeiro livro de poesias, chamado "Espectro", com dezoito anos. Seus livros eram influenciados pelo Modernismo e pelo Romantismo.

          Na profissão de jornalista, publicava matérias sobre os problemas na Educação, sendo a fundadora da primeira biblioteca infantil do Brasil, no ano de 1934. Seu interesse pela Educação e pelas crianças fez com que tivesse também um grande reconhecimento na poesia infantil, com textos como "O Cavalinho Branco", "Colar de Carolina", "O Mosquito Escreve" e muitos outros.

          Em 1923, a escritora publicou "Nunca Mais" e "Poema dos Poemas" e, em 1925, "Baladas Para El-Rei". Após longo período, em 1939, Cecília Meireles publicou "Viagem", livro com o qual ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Católica, a autora escreveu textos como "Pequeno Oratório de Santa Clara", de 1955, e "O Romance de Santa Cecília". No ano de 1951, viajou para a Europa, Índia e Goa e visitou, pela primeira e única vez, os Açores. A autora faleceu em 1964, aos 63 anos, no Rio de Janeiro.

Comentários